É verdade que se exercitar no frio traz mais resultados do que no calor?

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

É comum ter certa preguicinha para levantar cedo e se exercitar no frio, mas sair debaixo das cobertas e praticar exercícios físicos no inverno pode te trazer tantos benefícios quanto em outras épocas do ano. Nós conversamos com o treinador Fellipe Franco, da Ztrack, que falou sobre o assunto.

Quando as temperaturas estão mais amenas precisamos de mais calorias, no entanto também é o momento em que gastamos mais. O corpo demora mais para aquecer, por isso o gasto de energia é maior, é normal precisar consumir mais quantidade de calorias do que no calor, comer mais para fazer o treino, por exemplo. Mas em compensação essas calorias são queimadas de forma mais rápida, tornando o rendimento da pessoa melhor, explica.

Um dos pontos mais positivos em treinar com a temperatura baixa é se cansar menos. Se você quiser aumentar a intensidade dos exercícios, por exemplo, é uma boa época, pois a troca de calor com o meio ambiente ocorre com mais facilidade, a desidratação e o desgaste físico são menores, o que te dá mais gás para um esforço adicional.

+ Participe da Amazing Runs Garopaba

Porém tudo deve ser feito sem exageros, não é porque a queima calórica é maior no inverno que você pode treinar como se não houvesse amanhã. O que traz os resultados é qualidade e não a quantidade, então evite problemas como o overtraining.

É comum no frio nos sentirmos com mais vontade de consumir doces e comidas calóricas. No frio precisamos de mais calorias para manter o corpo aquecido, é comum consumir mais, mesmo quem já treina acaba comendo um pouco mais, diz Fellipe. Isso é mais um bom motivo para ir treinar no inverno.

Você não vai querer ganhar uns quilinhos a mais e ficar o resto do ano correndo atrás do prejuízo não é? Por isso não deixe acumular, vença a preguiça e não fique parado. Bem estar e qualidade de vida são para o ano todo, independente da estação.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts