• Treinamento - Elástico para treino: descubra os benefícios

Elástico para treino: descubra os benefícios

Certamente você já viu um elástico para treino sendo utilizado em algum lugar. Na academia, em um parque, ou até mesmo antes de uma prova de corrida, eles estão sendo cada vez mais adquiridos por sua praticidade e eficiência quando o assunto é fortalecimento.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

A médica do esporte e fisiologista, Dra. Karina Hatano, explica quais são os tipos de elástico. “Existem dois tipos, os elásticos circulares, que são como uma borracha, ou as faixas elásticas, que podem ser usados para fazer exercícios. Geralmente, ambos têm 3 opções de consistências, um de leve, um com média e um com alta elasticidade.”

Karina conta que os elásticos podem ser utilizados para fortalecer e aumentar a flexibilidade dos músculos envolvidos. Além disso, eles também ajudam no alongamento e na ativação da região escolhida pelos atletas.

Elástico para treino: descubra os benefícios - Foto: Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

Elástico para treino na corrida

No caso dos corredores, normalmente são utilizados o elástico circular de média elasticidade e as faixas de leve ou média intensidade. O equipamento auxilia os corredores principalmente para fortalecer a região do core (abdômen e costas), pernas e a região dos glúteos, fundamentais na corrida.

“Um exercício indicado para os corredores com a faixa circular é colocá-la ao redor das pernas, acima do joelho, nas coxas, e realizarem deslocamento lateral. O exercício deve ser feito tanto para o lado esquerdo, quanto para o lado direito, justamente para fortalecer os glúteos. Esse movimento irá ajudar na ativação dos músculos para a corrida, o que pode prevenir lesões na região dos joelhos e quadril.”

As faixas elásticas podem ajudar no fortalecimento das pernas. Então, podem ser presas no tornozelo e realizar o movimento para frente, para trás, ou para as laterais. Com isso, o ideal é realizar os exercícios em séries (2 ou 3 de 10 repetições), para melhorar a flexão, extensão, abdução e adução das pernas.

“Os elásticos podem ser usados em exercícios isométricos, como o citado, para melhorar o resultado na corrida. “Não existe uma contraindicação para seu uso, a não ser em casos onde o corredor ou atleta esteja lesionado”, completa Karina.

+ Garanta a inscrição para a Maratona Internacional de Manaus!

*Foonte: Dra. Karina Hatano, Médica do Esporte e Fisiologista do Instituto Cohen.

Comentários

Tags:, , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade