Elite da São Silvestre usa 10k Rio como treino

Líder do ranking  João da Bota  é um dos destaques (foto: Divulgação)
Líder do ranking João da Bota é um dos destaques (foto: Divulgação)

Alguns corredores de elite que estarão presentes na Corrida Internacional de São Silvestre no próximo dia 31 vão participar da terceira edição dos 10K Rio, competição que acontece neste domingo no Aterro do Flamengo, um dos cartões postais cariocas. Estarão presentes 10 dos 11 primeiros colocados do Ranking de Corredores de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), além de alguns estrangeiros.

O atual líder é João Ferreira de Lima, o João da Bota, do Cruzeiro, com 250 pontos 19 a mais do que o baiano Giomar Pereira da Silva, segundo colocado. “Essa prova é importante e, como todas as outras, ele correrá pela vitória. Além disso, ele quer somar pontos para o ranking e fazer uma avaliação mais efetiva para a São Silvestre”, comenta o treinador Alexandre Minardi, que terá também na prova seus pupilos Francisco Barbosa dos Santos (3º no ranking), José do Nascimento Souza (4º) e Benedito Donizetti (5º).

Garantiram participação também José Gutembergue Ferreira (6º), Eliésio Miranda da Silva (7º), Gladson Alberto Barbosa (8º), Jaílson Araújo dos Anjos (10º) e William Salgado Gomes (11º). Na briga com os brasileiros estão os quenianos James Rotich, Mutai Kipkemei, Amos Maiyo Maidin, Kiprono Chemwolo, Julius Kipkogei Busienei, Willian Kimutai Chemno e Daniel Gatheru Ndiritu.

Mulheres – Já entre as mulheres, as três melhores do Ranking, Marily dos Santos, Conceição Maria de Oliveira e Luzia de Souza Pinto, estão confirmadas na competição. Quem também virá com força total é Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre de 2001, que volta à boa fase depois de enfrentar problemas de contusão. “A Zeferina fez a sua primeira temporada completa de treinamentos e competições depois de muito tempo por lesões. Com isso, ganhou ritmo e estou otimista para uma boa participação no Rio”, ressalta o técnico Cláudio Castilho, do Clube Pinheiros.

Entre as estrangeiras, Chemtai Rionotukei, Priscilla Biwott, Pauline Chepchumba e Eunice Jeptoo, campeã no domingo da 41ª Prova Sargento Gonzaguinha, em São Paulo, devem dar trabalho para as canarinhas. A largada será às 7h30 para os cadeirantes masculino e feminino; 7h45 para elite feminina A e B; 8h00 para elite masculina especial, A e B, categoria geral masculina e feminina e atletas com deficiência.

Já a entrega de kits, composto de camiseta tecnológica, número de peito e chip de cronometragem, será feita no sábado (22), das 8 às 17 horas no Salão Social do Botafogo de Futebol e Regatas, próximo ao Shopping Rio Sul.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts