• Maratona - Eliud Kipchoge entra para história ao completar maratona em menos de 2h

Eliud Kipchoge entra para história ao completar maratona em menos de 2h

O feito do queniano conquistado no INEOS 1:59 Challenge não pode ser considerado um recorde mundial, mas é um grande marco no atletismo

Reprodução Instagram

Na manhã deste sábado (12), Eliud Kipchoge fez história. Ele se tornou o primeiro homem a correr 42.195m em menos de 2h. 1h59min40s foi o tempo que o queniano, de 34 anos, levou para percorrer o percurso de uma maratona montado em Viena, na Áustria, no INEOS 1:59 Challenge, desafio patrocinado pela empresa de produtos químicos britânica Ineos.

Tudo foi planejado por meses e nos mínimos detalhes. O local escolhido foi o parque chamado The Prater, apelidado como “Pulmão Verde de Viena”, onde as árvores fazem bastante sombra e o percurso é predominantemente plano e rápido, motivos que contaram muito para a escolha do trajeto e não de uma das Majors Marathons. Além disso, o parque na região central da cidade favoreceu o grande número de espectadores que apoiaram o fundista o tempo todo durante os 42k.

Reprodução Instagram

Eliud não correu sozinho, ele contou com a ajuda de um time de 41 atletas contratados pelo INEOS 1:59 Challenge, que o ajudaram a manter o pace necessário para conquistar o tempo inédito. O grupo de lebres se revezou durante o trajeto e deixou Eliud correr os últimos metros antes de cruzar a linha de chegada sozinho, para que fosse ovacionado pelo público e recebesse o abraço de sua esposa, Grace.

View this post on Instagram

HISTORY!

A post shared by Eliud Kipchoge (@kipchogeeliud) on

Não é recorde mundial

Apesar do feito, o tempo do queniano não foi oficializado pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), já que o percurso não era uma prova oficial e teve toda uma estrutura para ajudar o fundista. Além do time de lebres que o ajudaram a manter o ritmo ideal, Kipchoge contou com o auxílio de uma “linha do recorde”, uma espécie de laser que direcionava-o a correr na melhor direção para poupar esforços e um carro na pista, que fez o papel de “corta-vento” na frente dos atletas.

Reprodução Instagram

Agradecimentos

Pelas redes sociais, Kipchoge agradeceu o apoio de todos. “Hoje fomos à Lua e voltamos à Terra! Estou sem palavras por todo o apoio que recebi de todo o mundo. Hoje foi sobre inspirar o mundo e mostrar a todos que nenhum humano é limitado. Não importa o desafio da vida. Obrigado a todos que me deram a oportunidade”, publicou.

Orgulho do Quênia 

Na capital do Quênia, Nairóbi, um telão foi instalado para que a população acompanhasse a prova. O feito de Kipchoge foi comemorado pelos fãs como se fosse uma final de Copa do Mundo.

Retrospecto

Em 2017, a Nike patrocinou o Desafio Breaking 2 criando o percurso de uma maratona em Monza, na Itália. Na ocasião, o corredor fez o tempo de 2horas00min25s.

Desta vez em Viena, para completar os 42,195 km em menos de 120 minutos Eliud precisou manter uma velocidade média de mais ou menos 21 km/h.

Reprodução Instagram

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

Campeão olímpico nos Jogos do Rio em 2016, e recordista do melhor tempo oficial da história na distância (2h01m39s obtidos em 2018 em Berlim), o queniano é atualmente o maior nome do atletismo em maratonas, ele já conquistou provas em Londres, Chicago e Roterdã. Kipchoge é o atual número 1 do ranking da IAAF, com 1466 pontos. Quebrar a barreira de 2h foi apenas a cereja do bolo para ele que já é tido como uma lenda, o maior corredor dos últimos tempos.

Reprodução Instagram

 

Comentários

Tags:, , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade