Entenda porque a fome aumenta quando está mais frio

Entenda porque a fome aumenta quando está mais frio
Foto: Folia

Você já ouviu falar que no inverno as pessoas sentem mais fome? Pode até parecer, mas isso não é desculpa para justificar a comilança, não, algumas dicas podem ajudar a não cair nessa armadilha. Diversos estudos científicos já apontaram que em dias frios a fome realmente aumenta e a nutróloga Ana Luisa Vilela da Clínica Slim Form explicou o porquê isso acontece, confira:

Quando as temperaturas estão mais frias nosso corpo gasta mais energia para regular a temperatura corporal e, para compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias, o que seria uma espécie de manobra do nosso organismo para desempenhar suas funções básicas e nos preparar para o estresse gerado pelas baixas temperaturas.

“O gasto energético nessa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do corpo que solicita mais energia, e a resposta disso é a ingestão de mais alimentos que, muitas vezes, são mais calóricos”, explica a nutróloga.

+ Veja como participar de uma corrida virtual sem sair de casa!

Nos dias mais frios nossa fome não costuma ser de alimentos crus ou frios, as saladas são deixadas de lado, assim como o consumo de frutas e legumes que também é menor, dando espaço para mais açúcares e gorduras.

“Os excessos nas gorduras são resultado da necessidade do organismo de produzir serotonina: um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, explica a nutróloga.  

Mas o grande problema é que descontar na comida, além de fazer a pessoa engordar, pode favorecer o desenvolvimento de doenças como hipertensão e obesidade e, contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride – que elevam os riscos de problemas cardiovasculares. Por isso é importante não ceder à todas as vontades, confira algumas dicas sobre alimentação para os dias frios:

– Evite os excessos de carboidratos, pães, bolos e massas brancas;

– Aumente o consumo de proteínas, que demoram mais para serem metabolizadas e liberadas, assim a sensação de saciedade aumenta;

– Abuse de chás que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem estar e diminuem a vontade de doces e açúcares;

– Prefira as frutas típicas desta época que ainda são ricas em vitamina C como: morangos, limão e maracujá;

– Na hora de consumir chocolate em barra ou em pó para as bebidas quentes, use a versão 70% cacau.

+ Escolha sua próxima corrida!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts