• Ciclismo - 7 maiores erros cometidos por ciclistas iniciantes

7 maiores erros cometidos por ciclistas iniciantes

Veja quais são os principais erros cometidos pelos ciclistas iniciantes e o que fazer para que isso não afete seu desempenho na bicicleta

A descoberta do ciclismo como atividade física apaixona seus praticantes. Porém é faz necessário ter a orientação e atenção de um profissional a algumas questões. O coach do Studio 220, Leandro Zuidarxis conta quais são os principais erros cometidos pelos ciclistas inciantes e como resolvê-los:

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

1 – Encaixe da bike

Você precisa saber se a bicicleta utilizada é adequada para seu biótipo, caso contrário, você irá pedalar sentindo grandes incômodos, dores ou até mesmo lesões. Uma forma de se evitar tal problema é fazer um Bike Fit para ter certeza qual é seu tipo de bicicleta.

 

2 – Kit de ferramentas e reparos

A sensação de liberdade e autonomia que pedalar nos dá é realmente maravilhosa, até que um pneu fure ou um câmbio desregule na melhor hora do seu percurso. Ter em mãos um kit de ferramentas e um pouco de conhecimento, referente ao funcionamento da sua bicicleta, pequenos reparos podem ser feitos e seu treino poderá ser mantido.

 

3 – Cuidados com a bike 

Conhecer seu equipamento e estar atento a barulhos ou algo que o incomode ao pedalar é muito importante. Manter sua bicicleta sempre revisada é a melhor forma de evitar problemas mecânicos que possam comprometer seu treino.

 

4 – Câmbio a seu favor

O câmbio é seu melhor recurso para economizar energia para suas pedaladas. Saber trocar a marcha no momento certo é fundamental e relativamente simples. Analisando a troca de marchas de um carro podemos dizer que com uma bicicleta acontece da mesma forma. É necessário aumentarmos o RPM antes de mudarmos a marcha.

 

5 – Abastecer o suficiente         

A estratégia nutricional é algo de extrema importância para a prática do ciclismo, uma vez que, sem combustível, dificilmente conseguiremos cumprir as propostas de treino. Conhecer e planejar o tempo e percurso a serem percorridos, o auxiliará a programar a hidratação e alimentação adequadas.

 

6 – Grandes objetivos

Querer algo grande é certamente um impulsor na prática do ciclismo. Mas atenção, às vezes menos é mais. Esteja preparado para o que deseja a fim de evitar frustrações.

 

7 – Como chegar

Andar em pelotão além de gostoso e emocionante, é também uma estratégia do esporte. O que fazer para estar com um pelotão? Como chegar e revezar? Quando não conhecemos o grupo o melhor a se fazer é observar para entender o que chamamos de “pace line”, mantendo uma distância segura e adequada para não atrapalhar o grupo. Em alguns, casos só é possível entrar no pelotão com a permissão do mesmo.

Comentários

Tags:, , , ,
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade