Esapecialistas: treinar em pista com brita é aconselhável?

Nome: Elias Amorim
Idade: 50 anos
Dúvida: Gostaria de tirar uma dúvida referente a pista de corrida. No clube onde freqüento tem uma pista com brita e evito usa-la porque sinto dor nas pernas quando a uso. Por que isso acontece?

Resposta: Evitar a pista de brita, desde que ela esteja sem buracos é um grande erro. Suas dores provavelmente não são por causa do piso, pois este piso não é o melhor, mas é um excelente piso para treinar.

Você sabe qual o melhor piso para caminhar ou correr? Não. Então preste atenção. Dê preferência para a grama ou trilhas de terra batida. Evite calçadas, guias ou estradas de cimento e asfalto, pois o risco de lesão pode ser maior. No início da sua programação de treinamento, evite percursos com muitas subidas e descidas, procure percursos planos para um melhor aproveitamento de seus treinos.

Corra ou caminhe fora da calçada. Elas vão fazer mal para seus músculos e articulações. Além dos choques que provocam nas pernas, as calçadas estão sempre cheias de gente, com a superfície irregular ou esburacadas. A grama é a superfície mais macia que existe para treinar, mas ela também pode ser irregular.

Então, preste atenção em saliências, buracos ou pedras nos quais você possa tropeçar. Portanto quando estiver em parques da cidade procure as trilhas e percursos que os corredores habituais usam para não ter problemas no futuro para realizar suas caminhadas ou corridas.

Resposta concedida pelo treinador Aulus Sellmer. Atualmente é diretor técnico da assessoria esportiva 4any1, coordenador corporativo da academia Companhia Athletica do departamento outdoor e personal training da Sociedade Hípica Paulista. Contato: www.4any1.com.br

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts