Especialista dá seis dicas para evitar lesões treinando em casa

A adesão ao isolamento social por conta do enfrentamento da pandemia da COVID-19 mudou a rotina de muitas pessoas que, para se manterem ativas, passaram a praticar exercícios em casa. O hábito é uma excelente opção tanto para manter a saúde física, mas especialmente para a saúde mental em tempos desafiadores. No entanto, alguns cuidados precisam ser observados quando a prática é feita fora do ambiente convencional e longe do acompanhamento de um profissional. Pérsio Schiapim, profissional de educação física especializado em preparação física da Scelta Academia, parceira ClassPass, reuniu algumas recomendações importantes para quem quer se exercitar, mas evitar lesões treinando em casa.

Especialista dá seis dicas para evitar lesões treinando em casa - Webrun
Foto: Adobe Stock

Como evitar lesões treinando em casa

1- O profissional explica que é importante manter um espaço de treino livre e limpo para realização dos exercícios. “Lembre-se de afastar móveis e qualquer utensílio que estiver ao seu redor”, orienta. Também é preciso avaliar se os exercícios propostos precisam ser adaptados ao seu ambiente residencial. “Talvez espaço físico ou o piso de sua residência podem não ser apropriados para determinados movimentos e seja necessário fazer ajustes”, completou.

2- Outra recomendação é seguir a orientação de um profissional especialista e que seja de sua confiança. Em momentos de isolamento, as redes sociais ou plataformas de empresas sérias do setor podem ser uma boa opção para ter acesso a bons profissionais. ClassPass, rede mais flexível do mundo de experiências de fitness e bem-estar, por exemplo, disponibiliza mais de duas mil horas de vídeo aulas gratuitamente por meio do ClassPass Live. Além disso, permitiu que seus parceiros ofereçam aulas transmitidas ao vivo por meio do aplicativo e site da plataforma.

3- Muitos treinos online estão disponíveis agora. Antes de começar, no entanto, Schiapim reforça que é preciso entender se o treino proposto é adequado para o seu nível e condicionamento físico atual. “Escolha treinos de acordo com seu perfil”, orienta.

+ Seu calendário completo de corridas está aqui!

4- Cuidado com a qualidade dos acessórios que utilizará. Muitas pessoas correram para comprar acessórios sem testar ou aproveitam para usar equipamentos que estavam estocados em casa por muito tempo e que podem não estar próprios para uso. Schiapim também recomenda não adaptar muitos recursos como meio de sobrecarga no exercício. “Lembre que uma cadeira, por exemplo, pode não ter uma boa base para suportar a carga para determinados movimentos”, esclarece.

5- Não se esqueça de se aquecer sempre antes de iniciar qualquer atividade.Fique atento a postura durante o movimento e respeite as orientações recomendadas pelo profissional ou aplicativo escolhido.

6- Por último, o preparador alerta para os cuidados com o volume de treino. Respeitar intervalos de 24h ou 48h de recuperação entre as sessões é fundamental. “Não se esqueça de se hidratar e se alimentar adequadamente durante o dia. A falta de nutrientes pode causar mal-estar”, acrescenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts