• Bem Estar - Está com condromalácia? Veja como cuidar da lesão

Está com condromalácia? Veja como cuidar da lesão

Falta de movimento pode atrapalhar a recuperação

Se ao correr você sente frequentemente dores como pequenas agulhadas, pode ser um sintoma da condromalácea patelar. A lesão consiste em um “amolecimento” da cartilagem e pode acontecer devido a traumas como pancadas e falta de equilíbrio muscular.

O fisioterapeuta e colunista do Webrun, Claudio Cotter, explica que uma das principais recomendações é evitar ficar com os joelhos parados, principalmente sentado em 90º. “Nesta posição ocorre o ponto de maior pressão da cartilagem da patela contra o fêmur, este é o principal fator que leva a degeneração da cartilagem”, diz.

 

Que tal correr a 7ª Meia Maratona Pague Menos? Inscreva-se no site do Ticket Agora!

 

04123516_g

Se o processo degenerativo já está avançado não existe cura, mas dá para viver sem dor. “Além da fisioterapia, hoje os médicos usam alguns suplementos por via oral ou mesmo por infiltração, direto na articulação que costumam ter ótimos resultados para preservar o que restou de cartilagem”, explica Claudio.

Tempo de cura

Depende do caso, um tratamento postural focado em reeducar a pisada e o alinhamento dos joelhos é o que resolve a raiz do problema, o desalinhamento que geralmente está presente. “Em casos mais graves costumamos acompanhar o paciente até mesmo por anos com sessões menos frequentes, mas em casos leves dez sessões geralmente resolvem”.

Dicas

Evitar ficar mais do que 1 hora sentado com as pernas paradas, o movimento é imprescindível.
Verifique se não há alterações posturais durante o movimento
Se durante o treino você sentir dor, pare. O desalinhamento já está aí, continuar vai só agravar a lesão

Exercícios para recuperação

“Todo exercício isométrico pode ser benéfico e menos perigoso, porém o mais importante é focar no alinhamento articular, exercícios que estimulam reequilíbrio muscular e no distensionamento por meio de massagens, liberações miofasciais e alongamentos”, explica Cláudio.
O que beneficia mais o joelho com condromalácia é o movimento, uma articulação bem alinhada que se movimenta tem maior possibilidade de manter as propriedades do líquido sinovial, que envolve e nutre a cartilagem mantendo uma melhor lubrificação.

Comentários

Tags:, , , , , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade