Estou pronta para correr a São Silvestre?

Nome: Patícia Lucena
Idade: 26 anos
Dúvida: Faço musculação e condicionamento físico na academia de três a quatro vezes por semana há mais de 1 ano, com corrida na esteira de cerca de 15 minutos. Dá tempo de me preparar para correr a São Silvestre desse ano? Como posso iniciar um treino em que consiga concluir o trajeto?

Resposta: Olá Patrícia. Você é uma pessoa bem ativa e deve estar bem condicionada na parte muscular, o que é muito bom. Porém, 15 minutos de esteira deve dar no máximo de 2,5 a três quilômetros e para correr a São Silvestre (15km) daqui a 10 semanas, você já teria que estar correndo pelo menos uns 9km direito, e mais 6 a 7 km, três vezes por semana.

Principalmente considerando que é uma prova muito difícil e com clima quente, que durará em torno de 1h30min a 1h45min, sugiro que você aumente a quilometragem gradativamente, faça algumas provas mais curtas esse ano e que treine para correr a São Silvestre do ano que vem, com mais segurança, bem preparada e sem riscos!

Resposta concedida pelo treinador Nelson Evêncio. É pós-graduado em treinamento desportivo (CREF n.o 016048-SP), IAAF Nível 1 – CBAT n.o 525. Sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida) e titular da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts