
Lembre-se de não ultrapassar nas curvas (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A maioria dos atletas treina forte e se apresenta em condições de disputar suas competições para a vitória, ou melhorar sua marca pessoal. Entretanto, alguns esquecem que a estratégia/tática para correr uma prova pode mudar a história da competição. A estratégia/tática a ser utilizada por um corredor de meio fundo e fundo deve ser determinada pelos seguintes fatores:
Existem duas estratégias/táticas a serem seguidas:
1- Correr para ganhar uma prova (medalha) – As habilidades e condições do atleta e se seus adversários devem ser analisados a fundo. O atleta deve estar bem condicionado para ajustar rapidamente caso necessário a mudanças impostas no ritmo da prova pelos seus adversários.
2- Correr para obter um determinado resultado – (recorde pessoal, índice de competição etc ). Quando o atleta corre visando tempo, o objetivo deve ser otimizar o uso da energia disponível. O atleta deve correr com o máximo de economia de movimentos/energia em provas de 1.500m até maratona e deve seguir seu plano independente do que esta sendo realizado pelos seus concorrentes.
O objetivo deste plano é evitar qualquer diminuição do ritmo objetivado e prevenir ao mesmo tempo a fadiga prematura. Para alcançar este objetivo, o atleta tentar manter um ritmo igual, desenvolvendo a sensibilidade de correr de forma constante. Isto pode e deve ser desenvolvido em corridas simuladas.
Estratégia
1)Ritmo constante, cada volta (400m) no mesmo ritmo
2) Segunda metade da prova mais rápida do que a primeira
3)Primeira metade mais rápida do que a segunda
Desta forma encontramos duas situações distintas:
a)utilizada por corredores de 400m /800m primeira volta um a dois segundos mais rápida do que a segunda
b) utilizada por corredores de 800m/ 1500m primeira volta dois a quatro segundos mais rápida do que a segunda
Tática
1 – Fique alerta na largada.
2 – Corra sempre a menor distância
3 – Estabeleça e mantenha uma ótima posição na primeira volta
4 -Na segunda volta, realize uma corrida sempre progressiva com um aumento da velocidade nos últimos metros se possível
1.500m Tática
1- Estabelecer uma posição ótima no grupo e não perder contato com os outros atletas
2- Decidir quando e o momento exato de atacar durante a prova
5.000m Tática
1- Estabeleça um ritmo no inicio da prova (ritmo de prova)
2 – Sustente o ritmo escolhido até o final da prova (sempre igual ou mais rápido)
10.000m Tática
1- Similar ao 5.000m
2- Como opção, inserir ocasionalmente a troca de ritmo durante a prova aumentando as chances de vitoria com a quebra de seus adversários.
1- Dividir a prova em distancias menores (4x10km ou 8x5km)
2- Praticar a tomada de fluidos (água /isotônicos/glicose)
3- Diminuir a fadiga com a economia de movimentos (corrida ritmada)
4- Planejar como correr (a primeira metade mais forte/ a segunda metade mais forte/ mesmo ritmo)
5- Utilizar o ritmo a cada 5km de maneira pratica e funcional
Recomendação geral
1- Manter o ritmo com os lideres da prova. Exceto quando o atleta está correndo para um tempo especifico, ou o ritmo é tão forte que ele tem que correr acima de seu limite.
2-Correr pela raia interna (corrida em pista). Lembrar que se o atleta corre pela raia dois, após uma volta completa ele adicionará 3,61 metros à distancia total a ser percorrida.
3- Tentar se possível não ultrapassar nas curvas. Ultrapassar outro corredor na curva deverá adicionar distância à prova. Entretanto, poderá ser um elemento surpresa contra os outros corredores. A exceção se dá quando o atleta da frente está diminuindo o ritmo.
4- Nunca olhe para trás. Olhando para trás o atleta diminui a sua amplitude de passada e encoraja os seus adversários a aumentar o ritmo se eles suspeitarem que este corredor esteja cansado.
5- Nunca entre no caixote. O atleta nesta situação não terá condições de responder a um ataque realizado por qualquer corredor à sua frente, pois ele não terá condições de se desvencilhar dos adversários.
6- Jamais diminuir o ritmo depois de iniciar um ataque final. Será muito difícil um atleta retomar o seu ritmo de corrida depois de diminuir a velocidade durante o ataque final. Por isso, o atleta deve manter a sua arrancada ate o final e pela maior distancia possível.
Estas são algumas dicas para que possamos melhorar a performance durante uma competição. Consulte sempre seu treinador e boas provas.
Este texto foi escrito por: Carlos A. Cavalheiro (Arquivo)