Quatro estratégias para quem quer perder peso com saúde

Quatro estratégias para quem quer perder peso com saúde
Foto: Fotolia

Todo ano é a mesma coisa. Vai chegando o verão e muita gente já pensa em perder os quilinhos extras para se sentir mais confortável nas roupas da estação. Mas, é importante saber que não são as dietas malucas que vão te ajudar. Pensando nisso, nós consultamos os especialistas da PronoKal para dar dicas sobre como alcançar o peso que você deseja de maneira saudável. Confira!

1. Procure um médico

De acordo com a Dra. Isabela Bussade, endocrinologista e responsável científica pela PronoKal no Brasil, o sobrepeso e a obesidade são desordens que podem estar associadas a outras questões de saúde, como disfunção hormonal, hipotireoidismo, doenças da suprarrenal, resistência insulínica ou mesmo transtorno de comportamento alimentar. Além disso, uma dieta feita sem acompanhamento médico pode resultar em deficiências vitamínicas-minerais e/ou provocar efeitos colaterais, que o especialista está apto a identificar e contornar com segurança.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

2. Aposte nas proteínas de alto valor biológico

Em um tratamento à base de proteínas de alto valor biológico, a perda de massa magra é significativamente menor. “Este tipo de proteína é parte fundamental da composição da massa magra, e por isso têm um papel de preservação da composição corporal, evitando assim a sarcopenia, que se associa a maioria das dietas convencionais”, explica a especialista. Essas proteínas são encontrada geralmente em alimentos de origem animal, como carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijo e iogurte.

3. No treino, combine exercícios de força (ex.: musculação, ginástica funcional e com elásticos) e atividades aeróbias (ex.: corrida, pedalada e natação).

Se a pessoa está em cetose (estado fisiológico no qual o corpo passa a utilizar gordura como fonte de energia, comum em dietas restritivas em carboidratos e ricas em proteínas), o ideal é que nos exercícios de força, os intervalos sejam mais longos e a carga seja leve. “Quem é sedentário e vai começar a se exercitar, a dica é seguir uma escala gradativa, com caminhada moderada de cerca de 45 minutos, combinada a 4 ou 5 exercícios funcionais”, diz Marcos Ayala, responsável de Atividade Física da Pronokal.

+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!

4)     Controle a ansiedade

Ao longo de uma dieta, é preciso ser perseverante, ter disciplina e lidar com frustrações, logo o equilíbrio emocional é essencial para seguir o plano traçado. Faça meditação, pratique um hobbie e/ou realize um trabalho voluntário. “Essas atividades proporcionam bem-estar e ajudam a ampliar a sensação de satisfação pessoal/autoestima, levando o foco para uma esfera diferente da perda de peso”, explica Anna Oliveira, coach emocional da PronoKal (BR).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts