
Tiki Gelana tem agora o melhor tempo feminino de 2012 (foto: Divulgação/ Maratona de Roterdã)
Quem aposta nos quenianos para o ouro olímpico da Maratona deve considerar também o desempenhos de um país vizinho, a Etiópia. No domingo (15/04), os atletas do país na região do Chifre da África fizeram nada menos do que a melhor marca feminina e a segunda melhor marca masculina no ano sendo que a melhor entre os homens também é de um etíope.
Tiki Gelana venceu a prova feminina com 2h18min58, recorde pessoal. Com esse tempo, Gelana torna-se a quarta maratonista mais rápida da história.
Na prova masculina, Yemane Tsegay Adhane completou a prova holandesa em 2h04min48, seguido do compatriota Getu Fekele, que cravou 2h04min50, igualando o terceiro melhor tempo do ano, do também etíope Dino Sefir. A melhor marca é de 2h04min23, de Ayele Abshero, na Maratona de Dubai (27/01).
Com esses resultados, a Etiópia se coloca com autoridade na lista de favoritos para o ouro olímpico nas duas maratonas. Dos melhores tempos do ano entre os homens, os cinco primeiros são de etíopes. Entre as mulheres, são seis entre as dez primeiras, incluindo as duas líderes.
Confira o resultado da Maratona de Roterdã 2012:
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Webrun