3 dicas para evitar lesões no retorno às academias

Um dos segmentos mais afetados pelo isolamento social, motivado pelo pandemia de Covid-19, foi o setor de academias e esportes. Com a flexibilização dos estabelecimentos, muitos retornaram às atividades, por isso o cuidado precisa ser redobrado. Mesmo com pessoas praticando exercícios por aplicativos ou aulas online durante o isolamento, a grande maioria ficou parada.

Segundo a coordenadora de fisioterapia da HTM, Aline Caniçais, “as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. A pessoa que está se exercitando precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”. 

3 dicas para evitar lesões no retornar às academias
Saiba os cuidados para evitar lesões no retorno às academias/ Foto: Adobe Stock

+ Seu calendário completo de corridas de rua está aqui!

Para evitar que lesões aconteçam durante os exercícios, o fisioterapeuta especialista em reabilitação esportiva, Alexandre Urso, selecionou alguns cuidados.

1. Sempre observar a carga, não tente fazer algo que seu corpo não suporta

É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, é necessário suspender exercícios na região lesionada. Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível faça em frente à um espelho. As principais regiões em que vocês deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

2. Tente executar com perfeição os exercícios, tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando

Para isso, o recomendado é ter o auxílio de um educador físico que corrigirá o movimento. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações. 

+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!

3. Durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço), evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas) não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts