Evolução: correr 10 km Tribuna FM abaixo de 40

O treinador Wanderlei de Oliveira comenta sobre a evolução do homem nas corridas, ao relatar a concretização de um objetivo: correr a prova 10 km Tribuna FM abaixo de 40 minutos, meta conquistada após muita dedicação. Confira.

Charles Darwin, naturalista britânico (1809-1882), ficou famoso pela teoria da “evolução das espécies”. Ele afirmava que “tudo muda, nada fica como está”. Esse pensamento tem tudo a ver com o atletismo, que vive em constante evolução, crescimento e desenvolvimento.

A natureza nos fornece as principais fontes de energia: água, ar, alimentos. Se soubermos usar os recursos da ciência do treinamento, natureza e da mente, ter paciência, persistência, a evolução virá. Treinar mais em locais que favoreçam a oxigenação, aumento da taxa de hemoglobina (responsável pela performance em provas de longa distância), estradas de terra, montanha, praia, também são fatores importantes, além de melhorar a qualidade de vida.

Alimentar-se da forma mais natural possível, fugir dos alimentos industrializados, sem valor energético, que não acrescentam em nada para a nossa saúde, beber mais água. Tudo isso aliado com a vontade de evoluir é a maior força que podemos ter para o sucesso. Nosso corpo é reflexo de como o tratamos.

10 km Tribuna FM – Há 22 anos, desde a criação dos 10 Km mais rápido do Brasil, na cidade de Santos, venho buscando correr a distância abaixo dos 40 minutos. Demorou, mas consegui no último domingo (20). Nem mesmo o calor, umidade e horário (9h30) foram motivos para desculpas.

Estava focado, preparado, motivado e principalmente determinado para superar essa barreira. Entre os quase treze mil corredores, fui o 364º colocado (39min50), garantindo o credenciamento para o grupo de performance (os 450 primeiros estão qualificados para o grupo de elite) para a 23ª edição, no dia 18 de maio de 2008.

Agradeço o incentivo dos amigos que estavam na torcida ao longo do trajeto e ao meu tio Laudelino Aparecido de Campos, 72 anos, que mora em Santos e que se emocionou com o resultado e prometeu correr a prova no próximo ano. Corra em busca de seus sonhos.

Este texto foi escrito por: Wanderley de Oliveira

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts