Saiba quais exames fazem parte do check up anual

Saiba quais exames fazem parte do check up anual
Foto: Adobe Stock

Uma das etapas do cuidado com a própria saúde é a realização de exames de rotina. Nem todo mundo tem esse hábito. Segundo dados do Ministério da Saúde, as mulheres costumam passar pela bateria de exames seis vezes mais que os homens.

Anual, semestral ou trimestral, a periodicidade pode ser definida junto com o médico. Os procedimentos a serem feitos dependem da faixa etária e da necessidade da pessoa.

O importante é realizar acompanhamentos de saúde por meio de exames, porque este hábito pode ajudar a descobrir doenças e distúrbios ainda em fase inicial, o que permite tratamento adequado e precoce.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Rotina ginecológica

Para as mulheres, é comum sair do consultório da ginecologista com os pedidos para ultrassonografia das mamas antes dos 40 anos. A partir desta idade, este procedimento é combinado com a mamografia para checar a saúde dos seios.

Também faz parte da rotina da saúde da mulher, a ultra transvaginal, que observa a saúde do útero, ovários e trompas, nas jovens e em mulheres que já iniciaram a vida sexual. O conhecido papanicolau é outro comumente pedido para detectar câncer de colo de útero. O ultrassom abdominal está entre os exames de rotina.

Antígeno Prostático Específico (PSA)

Especificamente na saúde dos homens, um dos exames mais conhecidos é o que mede o Antígeno Prostático Específico (PSA). Esta proteína é produzida pela próstata e está presente na corrente sanguínea dos homens. Alterações nos níveis podem indicar condições no órgão.

Para fazer a medição, é retirada uma pequena amostra de sangue, que é enviada para análise clínica. O urologista pode solicitar o PSA Total, que identifica a quantidade presente no sangue. Quando está acima da normalidade, o médico indica a realização do PSA Livre, que mede a quantidade que circula solta no sangue.

Como há uma taxa alta de falso-positivos, muitos urologistas também solicitam o exame do índice de saúde da próstata (PHI). Ele utiliza uma terceira fração do PSA para diagnóstico mais correto e redução de pedidos de biópsias.

+ Faça sua inscrição para seu próximo desafio!
+ Participe de um desafio virtual.

Exames de sangue

As investigações feitas através de coleta de amostra de sangue são obrigatórias em um check-up. Um deles é o hemograma, em que são identificados os níveis de plaquetas, hemoglobina, glóbulos vermelhos e brancos, hematócritos, hemoglobina, volume capsular.

Os médicos também podem pedir a avaliação do colesterol, a gordura responsável por revestir algumas membranas celulares no organismo, e da glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue. Ainda são medidos os triglicérides, um grupo de gorduras do corpo que atua na reserva de energia.

Resultados anormais em qualquer desses indicadores podem apontar problemas como entupimento das veias pelo colesterol e doenças como anemia, leucemia, infecções, problemas cardíacos, renais e até alguns tipos de câncer.

Exame de urina

Por liberar tudo que não é útil para o corpo, a urina fornece importantes informações sobre o estado do organismo humano. A análise laboratorial por meio do exame Tipo 1 e a urocultura verificam a presença de células, bactérias e cristais, além de ureia, potássio, ácido úrico e outras substâncias químicas que fazem parte da composição da urina.

O resultado aponta como estão os rins e as vias urinárias, além de apontar casos de infecção urinária ou outros problemas renais. Também é parâmetro para doenças relacionadas ao metabolismo e ainda a diabetes. Em gestantes, podem indicar indício de pré-eclâmpsia devido à perda de proteína. Além disso, contribuem para o diagnóstico de desidratação, tumores e hipertensão arterial.

Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts