Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa

Em diversos momentos do dia, é comum sentir ansiedade por algum motivo, seja por uma coisa boa, esperando uma notícia, ou até mesmo esperando a compra feita na internet. No período de pandemia, essa situação vem aumentando cada vez mais, devido ao cenário de incertezas e o pensamento de “quando vou voltar a ter uma vida normal?”. No entanto, existem atividades e exercícios para controlar a ansiedade e te ajudar a conseguir levar os pensamentos para o foco que você precisa.

Patrícia Souza, psicóloga e coach, explicou melhor como os exercícios ajudam no controle da ansiedade. Segundo a profissional, qualquer atividade física é considerada saudável e causa uma descarga de energia elétrica no corpo, desse modo, você vai estar disparando hormônios de bem-estar no organismo, causando sensação de alívio.

Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa
Foto: Adobe Stock

Quais exercícios devo praticar?

Para a psicóloga, não existe uma atividade recomendada, mas sim, as pessoas têm que praticar atividades que se sintam confortáveis e sensação prazerosa. “As atividades das quais você se sente mais confortável ou que você sinta prazer, pois, quando falamos de saúde mental, estamos falando de atividades físicas que tragam a liberação de hormônio oxitocina, dopamina e endorfina, que são os hormônios relacionados ao prazer”, explica a especialista.

+ Para participar de uma corrida virtual, clique aqui!

Exercícios para controlar ansiedade: Yoga

Dentre os exercícios para controlar ansiedade, uma que pode ser realizada em casa e que não necessita de nenhum aparelho grande, ou que te faça desembolsar muito dinheiro para praticar é a yoga, sendo necessário apenas um tapete. Amanda Preto, professora de yoga, explica que a prática integra o corpo, mente e espírito, a parte mais sutil do corpo humano, então, com essa integração, é possível alcançar o equilíbrio necessário para levar ao alívio da ansiedade e do estresse.

“Ela ativa as nossas redes neurais através das nossas posturas físicas para trazer à tona este equilíbrio, essa liberação de endorfina. Assim como toda atividade física, a yoga ajuda muito no bem estar, então independente da prática, qualquer movimento, qualquer exercício traz essa sensação. Por ter a questão da consciência, ela se destaca para aliviar ansiedade”, completa a professora.

Posições de Yoga para fazer em casa 

Baddha Konasana: sente-se no chão e flexione os joelhos, aproximando os pés do tronco. Junte as plantas dos pés e, segurando os pés perto dos dedos, aproxime os calcanhares do períneo. A borda externa de ambos os pés deve estar apoiada no chão, e a parte posterior dos calcanhares deve tocar o períneo. Separe as coxas e abaixe os joelhos até que toquem ou se aproximem do chão. Mantenha o peito aberto e permaneça na postura por 30 a 60 segundos.

Torção sentado: sente-se de pernas cruzadas com a coluna reta. Inspire profundamente e solte o ar devagar colocando a mão direita sobre o joelho esquerdo. Gire o tronco para o lado esquerdo, com a mão direita atrás do corpo. Olhe por cima do ombro esquerdo. Permaneça por 30 segundos e repita do outro lado.

Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa

Malasana: sentado de cócoras, afaste os pés e deixe os dedos apontando para a transversal. Abra bem os quadris, una as mãos em frente ao peito, apoiando os cotovelos nas dobras das pernas. Permaneça por 30 a 60 segundos.

Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa

Uttanasana: de pé com o tronco flexionado, deixe a cabeça bem pesada em direção ao chão. Se possível, estenda as pernas elevando os isquiotibiais para que seu corpo desça mais. Abrace os cotovelos para relaxar mais. Permaneça por 30 segundos.

Utthita trikonasana: de pé, afaste as pernas, de forma que a perna direita fique à frente, e a esquerda com o pé a 45 graus. Inspire abrindo os braços e expire descendo o tronco pela lateral direita. Toque a mão direita onde seu alongamento permitir (tornozelo, joelho ou dorso do pé) e eleve o braço esquerdo. Mantenha o peito aberto e a coluna ativa, descendo um pouco mais a mão cada vez que expirar. Permaneça por 30 segundos e faça o mesmo do outro lado.

+ Seu calendário completo de corridas está aqui!

Vrksasana: de pé e com a coluna reta, tire o pé direito do chão. A perna esquerda permanece alongada e forte, impulsionando o corpo para cima. Coloque a sola do pé direito no interno da coxa esquerda, ou na panturrilha. evite pousar o pé no joelho para não se machucar. Una as mãos em frente ao peito e permaneça por 30 a 60 segundos. Faça o mesmo com o outro lado.

Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa

Adho mukkha svanasana: deite-se no chão de barriga para baixo, com os pés afastados a 20 cm. Apoie as palmas das mãos ao lado do peito, os dedos estendidos e apontando em direção à cabeça. Expire e erga o tronco do chão. Estique os braços, leve a cabeça na direção dos pés. Mantenha os cotovelos estendidos e alongando as costas. Se possível, as pernas devem ficar estendidas com os calcanhares ou próximos ou completamente no chão. Permaneça por 30 segundos.

Deite-se de barriga para cima e abrace as pernas, mantendo os joelhos perto do peito. Faça balanços de um lado para o outro. Permaneça por 30 segundos.

Savasana: deite-se completamente no chão, de barriga para cima. Feche os olhos e relaxe seu corpo cada vez que soltar o ar. A respiração fica leve, e o corpo fica mais pesado em direção ao chão. Permaneça imóvel por alguns minutos, o tempo necessário para descansar o corpo.

Exercícios para controlar ansiedade? Veja alguns para fazer em casa

*Fontes: Patricia Souza, psicóloga e coach – terapeuta cognitivo comportamental (CRP 0660467).

Amanda Preto, professora de yoga formada em Hatha Yoga e Vinyasa Yoga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leonardo Boscolo

Leonardo Boscolo

Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.

Ver todos os posts