Existe diferença entre treinar na rua e na esteira?

Foto: Pavel/Fotolia Foto: Pavel/Fotolia

Quem corre por hobby nem sempre tem tempo de treinar ao ar livre, por isso muitas vezes acaba optando pela esteira da academia ou de casa mesmo. Mas será que isso prejudica o treinamento? Uma opção é melhor que a outra? É preciso variar a superfície de onde se treina?

Tanto uma opção quanto a outra é válida para quem deseja desfrutar do prazer de correr, ainda assim esses fatores externos interferem e podem sim trazer mais benefícios em uma ou outra superfície. Durante a recuperação de uma lesão, por exemplo, é aconselhável reiniciar o treino na esteira para ter mais controle da velocidade e da intensidade.

O Webrun conversou com o preparador especialista em corrida, Nelson Evêncio, a fim de descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada um.

O que muda entre correr na rua e na esteira?

Existe uma pequena diferença biomecânica, pois na esteira o rolo gira de frente para trás, diferente do sentido da corrida convencional, mas isso quase não interfere no resultado final.

Vantagens de correr na esteira

1. É mais fácil manter o ritmo, pois é só não alterar a velocidade.
2. Comodidade de fugir de climas muito frios ou muito quentes e de dias chuvosos.
3. Mais segurança, quanto aos riscos de atropelamentos e assaltos que se tem nas ruas, principalmente no caso das mulheres.

Vantagens de correr ao ar livre

1. Parece que o tempo passa mais rápido, já que você não fica só no mesmo lugar.
2. É possível correr em grupo.
3. É um treinamento bem mais específico para quem participa de provas de rua.

Foto: Peter Atkins/Fotolia Foto: Peter Atkins/Fotolia

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Desvantagens de correr na esteira

1. Não trabalha a variação de percurso do corredor.
2. Limitação da passada e do movimento dos braços.
3. Não é necessário exercer força propulsora, uma vez que as pernas se mantêm quase sempre muito estáveis, exigindo apenas força da musculatura da tíbia.

Desvantagens de correr ao ar livre

1. Falta de segurança e por isso não se deve correr em qualquer horário e local.
2. Condições do tempo (muito calor, frio ou vento, chuva).
3. As irregularidades no asfalto podem provocar uma sobrecarga das articulações dos tornozelos e joelhos, especialmente em corredores.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Redação Webrun

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