Extra Distance: atletas partem de Fortaleza

Atletas participantes antes da largada do desafio Extra Distance (foto: Antero Coelho)
Atletas participantes antes da largada do desafio Extra Distance (foto: Antero Coelho)

Desde ontem (domingo), dezesseis (16) atletas embarcaram numa aventura pelo Brasil: a competição de ciclismo Extra Distance. Os triatletas Fernanda Keller, Emerson Gomes, Michel Bögli, Márcio Milan, João Paulo Diniz e Zé Filho, partiram às 12h, de Fortaleza, em direção a São Paulo.

Depois de mais de 600km pedalados, os participantes já passaram também pelo Rio Grande do Norte e Paraíba. Na primeira noite, a primeira dificuldade: o frio. Como os casacos estavam num carro de apoio longe de onde os ciclistas estavam pedalando, o jeito foi improvisar e pegar os cobertores do ônibus leito do staff que estava próximo ao grupo.

“Ventos fortes fizeram a temperatura baixar e o cansaço começou a ‘pegar’. Mas soubemos improvisar. Também passamos por muitos buracos e poeira. Esses obstáculos fazem parte e temos de aprender a lidar com cada momento, a superar as dificuldades e desafios”, afirmou Márcio Milan.

A triatleta Fernanda Keller também sentiu o cansaço: “E acho que o pior ainda está por vir, por isso estou tentando me poupar e não imprimir um ritmo muito forte no começo. Tem muita estrada pela frente e não tenho experiência nesse tipo de prova.”

Já o triatleta Michel Bögli já conhece bem esse tipo de competição. Já participou de quatro edições do Race Across America, prova que inspirou o Extra Distance, em 1994, 1995, 1997 e 2001. “A primeira noite é sempre a mais dura, os outros dias serão mais fáceis. Está tudo correndo bem, até melhor do que esperávamos”, diz Bögli. “A velocidade média de cada ciclista está em 30km/h, enquanto nossa previsão era de 25/km/h. Assim, acabaremos chegando mais cedo em São Paulo”, completa João Paulo Diniz.

Hoje, às 13h30, os atletas chegaram a Pernambuco. Até a noite, terão pedalado mais de 1.000km. Amanhã, a previsão é que o grupo passe por Alagoas e Sergipe, podendo chegar à Bahia, onde farão a primeira parada, em Salvador, de cerca de uma hora. Depois, continuarão pelo Espírito Santo e Rio de Janeiro, até chegar a São Paulo. O Extra Distance está sendo disputado por 16 atletas divididos em quatro equipes de quatro ciclistas, além de dois na reserva.

Extra Distance: Foi inspirada na Race Across America, tradicional prova de ciclismo na qual os atletas atravessam os Estados Unidos de bicicleta. Na versão brasileira da competição, os participantes terão de percorrer de bike 3.511 Km de Fortaleza a São Paulo, praticamente 24 horas por dia, só realizando duas paradas, uma em Salvador e a outra no Rio de Janeiro.

Confira mais informações do evento no site oficial do Extra Distance

Colaboração: Sylvia Morgado

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts