Fabiane dos Santos: definida data do julgamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que absolveu da acusação de uso de doping a atleta Fabiane dos Santos, 27, já tem data para ser apreciada pela Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF). O caso será analisado pela entidade, através de seu Conselho, nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de Nairobi, no Quênia, segundo comunicado enviado esta semana para a CBAt.

A mato-grossense, que compete em provas dos 800 metros, estava suspensa desde agosto do ano passado após seu exame antidoping apresentar excesso de hormônio masculino (testosterona) durante o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado no dia 6 de maio do mesmo ano no Rio de Janeiro (RJ).

Se o Conselho da IAAF não aceitar a decisão do STJD da CBAt, os advogados da meio-fundista brasileira deverão recorrer da decisão à Corte Superior de Esportes (CAS), que é ligada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e que representa a última instância para o caso.

O julgamento de Fabiane aconteceu no último dia 11 de março, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, e durou cerca de três horas. A atleta, que não compareceu, teve como advogado o espanhol Josep Maria Mir, que veio de Madrid.

A defesa baseou sua argumentação na “diferença discrepante entre os resultados das análises das amostra A e B da urina da atleta pelo Laboratório de Montreal”. A defesa do caso contou com o também espanhol e doutor em Ciências Químicas e Farmácia, Ovídio Gómez. Os defensores espanhóis da atleta deverão acompanhar o caso.

Anteriormente, a IAAF já tinha negado pedido de anulação da suspensão, enviando o caso para o Tribunal da Confederação. Fabiane dos Santos continuará suspensa até o pronunciamento do Conselho da IAAF.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts