Fartlek: conheça os principais benefícios deste treino

Todo corredor tem como meta melhorar o desempenho nas provas que disputa. Mas, para alcançar seus objetivos, além dos treinos longos e de rodagem, também é preciso realizar trabalhos específicos que visam o aumento de velocidade. Dois dos métodos mais comuns para isso são os treinos intervalados e o Fartlek. Segundo Felipe Kutanski, preparador físico da Ziva Brasil, o fartlek é um continuo intervalado, um treino de distancia com as intensidades intercaladas. “Em um treino de 12 km, por exemplo, você pode intercalar entre alguns quilômetros correndo em alta e baixa intensidade, alternando entre corrida e caminhada”, explica.

fartlek
Foto: Fotolia

+ Siga o Webrun no Instagram!

O fartlek pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treino. Este método pode ser proveitoso tanto para os corredores mais experientes quanto para os que estão começando na corrida. Este tipo de treino pode ser realizado por qualquer atleta. Não há restrição para quem pode treinar o fartlek, mas ele pode ser mais proveitoso para quem já tem uma base na corrida. “Essa ideia foi criada para você aumentar a velocidade e deixar sua corrida mais forte durante a prova. Muitas pessoas acabam fazendo esse treino sem saber, em parques quando você esta caminhando e depois começa a correr e repete isso algumas vezes. Isso é o fartlek”, conta Kutianski.

“Entre todos os ganhos, os aeróbicos são muitos fortes, o principal objetivo além do aumento de velocidade é melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Você se torna mais tolerante ao estimulo da corrida”, explica o preparador físico. Existem algumas variações de treino do fartlek: original, dirigido e especial.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

Variações de treino do fartlek

Original

É bem simples, o corredor define a distancia e velocidade que vai correr de acordo com a capacidade física do momento, é feita em terrenos irregulares, não planos.

Dirigido

Para este tipo de treino você precisa de um profissional para te ajudar, é o treinador que orienta a sua intensidade e variações de distancia, com alguma marcação durante a corrida, por exemplo.

Especial

Tem como objetivo agregar outras atividade no treino. Quer trabalhar estabilização de core, resistência muscular, entre outras. O tiro é igual, mas não existe a caminhada nessa versão, no lugar dela, faça algum exercício como abdominal ou agachamento. Os exercícios devem ser pré estabelecidos pelo professor.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts