Que tal uma salada de pote? Aprenda como preparar

Fazer uma salada de pote poder ser uma ótima ideia para a rotina corrida. Fácil de transportar, saudável, vegetariana, deliciosa e sem preocupações de vazamento de molho em sua bolsa, mas existem maneiras corretas de montá-la. Você não deve só jogar tudo dentro e fechar. Siga este guia passo a passo para ter uma linda, gostosa e limpa salada de pote.

Foto: Dusk/Fotolia
Foto: Dusk/Fotolia

1 – Molho

O segredo para uma salada de pote são as camadas, comece com o molho na parte inferior. Três a quatro colheres por jarra é o ideal. Caso você queira cebolas, uma ideia é colocá-las no fundo junto com o molho, porque a imersão ajuda a diluir seu sabor forte.

 

2 – Adicione a camada base

Em seguida, adicione alguns ingredientes de salada que não vão absorver o molho, como cenoura, tomate cereja, ervilha ou grão de bico.

 

3 – Continue adicionando camadas

Continue adicionando camadas em sua salada com os ingredientes a sua escolha. Deixe cada uma delas o mais firme possível, porque o tempo que sua salada se manterá fresca, varia de acordo com a quantidade de ar que existe dentro do pote.

 

4 – Para terminar: verduras e queijo

Finalmente, chegou a camada das folhas. Ao terminar com os verdes no topo, você cria uma barreira de umidade que impede que a salada toda fique encharcada. Se está incluindo queijo e/ou nozes, adicione-os por último.

Feche o pote para selar a salada e você está pronto para ir a qualquer lugar com ela. Se quiser incluir uma proteína, como frango grelhado, basta colocá-lo em cima da salada verde na parte da manhã, no mesmo dia que irá consumir.

Foto: Pilipphoto/Fotolia
Foto: Pilipphoto/Fotolia

Receitas

Salada Cesar

Ingredientes – para o molho

2 limões
3 dentes de alhos pequenos
1 gema de ovo grande
sal
2 xícaras de azeite

Ingredientes – para a salada

2 xícaras de couve fatiada
1 xícara de pepino em cubos
1/4 xícara de tomate cereja
1/2 abacate, cortado em cubos (opcional)
100 g de frango grelhado, cortado em pedaços
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Molho:

Faça um pouco de raspas de limão e corte os dois limões ao meio. Coloque o alho e raspas de limão em um liquidificador e misture até formar uma pasta espessa, adicionando a gema de ovo, uma pitada de sal e um pouco de suco de limão em seguida. Misture em baixa velocidade, enquanto despeja em 1/2 xícara de azeite gota a gota. Continue a mistura, comece a adicionar o óleo em um fluxo lento, periodicamente pare de derramar o óleo e adicione o resto do suco de limão. Prove o molho e adicione mais sal e suco de limão a gosto.

Salada:

Em uma tigela, misture duas colheres de sopa do molho com a couve picada e pepinos, misture até cobrir tudo com o molho. Coloque a couve e os pepinos em um pote de sua preferência. Adicione tomates cereja, abacate em cubos, frango e parmesão ralado

 

Corra em belas praias do litoral de Santa Catarina! Clique aqui

 

Salada asiática

Ingredientes – para a salada
110 g de macarrão
1 pimentão vermelho, em fatias finas
1 xícara de vagem cozida
2 cenouras grandes, descascadas e trituradas
4 cebolas verdes, cortadas em fatias finas
1/2 xícara de macarrão de arroz

 

Ingredientes – para o molho
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
4 colheres de chá de molho de pimenta
4 colheres de chá de vinagre
4 colheres de chá de molho de soja
1/4 xícara de azeite
1 colher de sopa de sementes de gergelim preto

Modo de preparo

Cozinhe macarrão, enxague sob água fria e escorra. Enquanto isso, faça o molho: em uma tigela pequena, misture manteiga de amendoim, molho de pimenta, vinagre e molho de soja. Enquanto bate, jogue lentamente o azeite até que seja todo incorporado. Depois acrescente as sementes de gergelim. Divida o molho igualmente entre 4 potes a sua escolha. Coloque o macarrão sobre o molho. Inclua os restantes ingredientes, terminando com macarrão de arroz. Cubra com as tampas e leve à geladeira até 5 dias. Para servir, despeje sobre prato ou tigela, mexa e divirta-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

Ver todos os posts