Fernanda Maciel encara 170km em busca do mundial de ultramaratona

Temperaturas abaixo de zero, 170 km e 2.300 corredores de alto nível. Esse é o próximo desafio da ultramaratonista de montanha brasileira, Fernanda Maciel. A partir das 18h (13h no horário de Brasília), desta sexta-feira (30), a atleta começa sua batalha na competição mais importante do ano em seu esporte: a Ultra Trail Du Mont Blanc. Com largada na cidade de Chamonix, na França, Fernanda cruzará a Itália e a Suíça em menos de 30 horas.

+ Confira seu calendário completo de corridas!

Fernanda Maciel encara 170km em busca do mundial de ultramaratona - Foto: Mathis Dumas / Red Bull Content Pool
Foto: Mathis Dumas / Red Bull Content Pool

Essa não é a primeira vez que a atleta competirá. Ela já ficou entre as 10 melhores colocadas por quatro vezes e também já precisou abandonar a prova em três ocasiões. “Essa é uma corrida tão difícil, que se você me perguntar hoje se vou conseguir completá-la, eu não sei te responder”, conta Fernanda, ao longo da série Se Prepara, produzida pela Red Bull TV, que retrata seus treinos para encarar esse desafio.

“Nos últimos anos, a minha maior dificuldade foi a neve e a chuva ao longo de toda a prova. Como estamos no verão europeu, torço muito para que o clima esteja mais quente esse ano. Por ser brasileira, acabo tendo uma vantagem maior em temperaturas mais altas, do que as minhas concorrentes. Mas, independente disso, o importante é estar preparada mentalmente para encarar o que vier pela frente”, explica Fernanda.

Para estar o mais segura possível, a atleta já está na região faz dois meses. Por lá, ela vem executando os treinamentos passados pela preparadora espanhola Laia Diez, uma novidade em seu modo de se treinar. “Desde que estou com ela, já faz um ano e meio, tenho sempre conseguido pódios. A Laia tem muita experiência e é também a preparadora do ultramaratonista (espanhol) Pau Capell. Gosto muito de seu formato de treino e dos ensinamentos que vem me dando”.

Ao longo desse período, a atleta treinou muito e viu de perto a preparação de suas concorrentes. Esportista desde a infância, ela explica que isso não a pressiona. “Treinar com as minhas adversárias não me incomoda de jeito nenhum. Cada uma se prepara o quanto pode e dá o seu máximo durante a competição. Então, acaba ganhando a mais forte. Foi duro aprender essa lição, mas não tem jeito. É mais eficaz focar na sua prova, do que na prova do outro”, conta.

+ Que tal se inscrever para o Desafio 28 Praias? Confira!

Para acompanhar os últimos momentos da atleta antes do evento, vale ficar de olho em suas redes sociais. E além disso, para conhecer mais de sua rotina de treinos, preparação mental e alimentação, vale conferir também a websérie “Se Prepara”. Já disponível, ela traz detalhes curiosos sobre os treinos de Fernanda Maciel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts