Festas de fim de ano: nutricionista dá dicas para alimentação saudável

Reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de comidas variadas, este é o cenário das festas de fim de ano. Doces, salgados, frituras e carnes, há opções para todos os gostos na ceia de Natal e no Réveillon.

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Mas como aproveitar a comilança característica dessa época sem pôr em risco a dieta e os exercícios físicos realizados ao longo do ano? Ou até mesmo evitar uma indisposição no dia seguinte?

Conversamos com a coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina, Regina Stikan Carrijo, que listou dicas para aproveitar as festas sem comprometer a saúde.

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

Festas de fim de ano: nutricionista dá dicas para alimentação saudável - Foto: k2photostudio/Fotolia
Foto: k2photostudio/Fotolia

1 – Moderação

A primeira dica da especialista é o consumo moderado. “Claro que não precisamos proibir as ceias. A regra é evitar os excessos e manter uma alimentação equilibrada nos demais dias”, afirma.

De acordo com ela, a quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições. “Assim dá para aproveitar o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento”.

2 – Prato balanceado

Escolha carnes mais magras (como peru ou chester), sem gordura aparente, e deixe as frituras de lado. Assados e grelhados são boas opções. Prefira legumes ao invés de embutidos e acrescente saladas, que são de fácil digestão. “Não esqueça de bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos, que mantêm o organismo hidratado. Inclua frutas frescas, pois é uma época de variedades que agradam qualquer paladar”.

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.

3 – Fique longe

“Alimentos gordurosos ou muito condimentados, exagerar nas bebidas alcoólicas e o excesso de açúcares, geralmente, são causadores de desconforto e mal-estar”, aponta a nutricionista.

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Outra ideia que deve ser abolida é o jejum prolongado. Não comer pela manhã para se “esbaldar” na ceia pode causar distensão abdominal, desconforto digestivo, azia e enjoo.

Se você é diabético, afaste-se de açúcares e gorduras; dê preferência a alimentos ricos em fibras.

4 – Atividade física

Regina destaca que a combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada deve ser rotina, mas nesta época, especificamente “auxiliam na queima de excessos”.

5 – Beba com moderação

A bebida alcoólica só deve ser consumida com moderação e nunca em jejum. “É fundamental manter o organismo hidratado, pois o álcool provoca perda hídrica. Por isso, intercale com água ou suco de frutas naturais”.

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Redação Webrun

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