
Flávia Fernandes teve vitória inesperada na USP (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Direto de São Paulo– Neste domingo (06/05) foi disputada a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, na Cidade Universitária (São Paulo, SP). Na categoria feminina, a surpresa da vitória de Flávia Fernandes foi o principal destaque da prova.
A categoria profissional largou às 9h10, sob 17°C, dentro da raia olímpica da USP. Flávia foi a primeira mulher a completar o 1,5 quilômetro de natação, com pouco mais de 20 minutos. Ela manteve a liderança nas outras duas modalidades e encerrou com 2h10min39.
Segundo a campeã, o segredo de seu trabalho foi foco. Fiz uma natação excelente, saí na frente de muitos meninos e isso me deu segurança para o resto da prova, revela a atleta do Clube Pinheiros.
Flávia ainda sofreu penalização de um minuto na bike, mas conseguiu manter a ponta mesmo assim. Além disso, fez uma corrida constante do início ao final, superando seu ponto fraco. Ainda não tenho base forte na corrida, declara.
Náuseas– A favorita Carla Moreno foi a segunda colocada, com 2h12min11. Carla também manteve a posição durante toda a prova, mas conta que completar foi uma vitória pessoal.
Passei mal durante a natação, fiquei pensando em parar, no limite, com tontura, vomitando dentro dágua. Quando saí optei por continuar e aí fui confrontando a mim mesma no resto da prova, ilustra a veterana.
No triathlon não tem adversários, é vencer seus limites e foi o que fiz hoje. A colocação foi importante para o meu campeonato, afirma Carla, que não foi a única da elite a passar mal. Vanessa Giannini, atual campeã do Troféu, alegou fortes cólicas ao final da natação e abandonou a prova.
Voando baixo– Terceira colocada, Ariane Monticelli fez uma prova de recuperação. A atleta saiu tarde da água, mas fez um ciclismo forte para encostar em Fernanda Garcia e Carolina Furriela. Na corrida, estava em quinto até metade do percurso de dez quilômetros, mas correu muito para garantir o terceiro lugar.
Foi uma das melhores provas que já fiz, reconhece Ariane, que está em preparação para o Ironman Brasil (27/05) e não competiu preocupada com o resultado final. Treinei forte ontem, 100 quilômetros de pedal e na sexta corri 25, conta.
Ariane teve o foco de Flávia e a persistência de Carla para brigar por um bom lugar. Mantive a concentração mesmo não indo bem na natação. Não sou de desistir, encerra.
Confira os resultados da disputa feminina da segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo:
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes