Flávia Fernandes vence segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Flávia Fernandes teve vitória inesperada na USP (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Flávia Fernandes teve vitória inesperada na USP (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)

Direto de São Paulo– Neste domingo (06/05) foi disputada a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, na Cidade Universitária (São Paulo, SP). Na categoria feminina, a surpresa da vitória de Flávia Fernandes foi o principal destaque da prova.

A categoria profissional largou às 9h10, sob 17°C, dentro da raia olímpica da USP. Flávia foi a primeira mulher a completar o 1,5 quilômetro de natação, com pouco mais de 20 minutos. Ela manteve a liderança nas outras duas modalidades e encerrou com 2h10min39.

Segundo a campeã, o segredo de seu trabalho foi foco. “Fiz uma natação excelente, saí na frente de muitos meninos e isso me deu segurança para o resto da prova”, revela a atleta do Clube Pinheiros.

Flávia ainda sofreu penalização de um minuto na bike, mas conseguiu manter a ponta mesmo assim. Além disso, fez uma corrida constante do início ao final, superando seu ponto fraco. “Ainda não tenho base forte na corrida”, declara.

Náuseas– A favorita Carla Moreno foi a segunda colocada, com 2h12min11. Carla também manteve a posição durante toda a prova, mas conta que completar foi uma vitória pessoal.

“Passei mal durante a natação, fiquei pensando em parar, no limite, com tontura, vomitando dentro d’água. Quando saí optei por continuar e aí fui confrontando a mim mesma no resto da prova”, ilustra a veterana.

“No triathlon não tem adversários, é vencer seus limites e foi o que fiz hoje. A colocação foi importante para o meu campeonato”, afirma Carla, que não foi a única da elite a passar mal. Vanessa Giannini, atual campeã do Troféu, alegou fortes cólicas ao final da natação e abandonou a prova.

Voando baixo– Terceira colocada, Ariane Monticelli fez uma prova de recuperação. A atleta saiu tarde da água, mas fez um ciclismo forte para encostar em Fernanda Garcia e Carolina Furriela. Na corrida, estava em quinto até metade do percurso de dez quilômetros, mas correu muito para garantir o terceiro lugar.

“Foi uma das melhores provas que já fiz”, reconhece Ariane, que está em preparação para o Ironman Brasil (27/05) e não competiu preocupada com o resultado final. “Treinei forte ontem, 100 quilômetros de pedal e na sexta corri 25”, conta.

Ariane teve o foco de Flávia e a persistência de Carla para brigar por um bom lugar. “Mantive a concentração mesmo não indo bem na natação. Não sou de desistir”, encerra.

Confira os resultados da disputa feminina da segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo:

  • 1ª Flávia Fernandes 2h19min39
  • 2ª Carla Moreno 2h12min11
  • 3ª Ariane Monticelli 2h13min42
  • 4ª Carolina Furriela 2h14min36
  • 5ª Fernanda Garcia 2h15min47
  • Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

    Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts