
Campeão do Circuito 2010 Manzan começa 2011 na frente (foto: Lilian Miliauskas/ www.webrun.com.br)
Começou a primeira etapa 2011 do circuito brasileiro XTerra de triathlon offroad. Realizado nesse sábado (02/04) na região do Vale do Aço, em Ipatinga (MG), Alexandre Manzan e a neozelandesa Jeniffer Smith venceram os 1,5 quilômetro de natação, 30 e mountain Bike e nove de corrida em trilhas na Lagoa Silvana.
Direto de Ipatinga (MG) – A prova teve início às 10 da manhã e exigiu de cada atleta muito preparo físico, fôlego e determinação para completar o percurso. Participaram cerca de 80 competidores, de várias regiões do país, que enfrentaram uma temperatura bastante agradável até o final.
Os favoritos foram os destaques da prova. Alexandre Fontes Manzan, de 37 anos, e Felipe Moleta, de 25, disputaram as primeiras colocações de forma acirrada, mas o brasiliense Manzan levou a melhor na prova da corrida e chegou com dois muitos de vantagem para Moleta, com 2h03min36. Logo em seguida, na terceira colocação, veio Rodrigo Altafani de 37 anos, que completou o percurso com 2h10.
Entre as mulheres, a grande vencedora foi a favorita Jeniffer Smith, neozelandesa de 38 anos, que cruzou a linha de chegada em 2h29min08. Representando as brasileiras, Luzia Bello, de 40 anos, completou a prova com o tempo de 2h37min43, seguida por Sabrina Koester Gobbo, de 34 anos, que chegou muito cansada.
Explicações – Cansado e satisfeito com o resultado, Manzan fala da complexidade da competição. É um percurso extremamente difícil, mas o Xterra é isso, sinônimo de desafio e dificuldade. Foi fenomenal. Com uma diferença de dois minutos para o segundo colocado, ele explica como conseguiu administrar a corrida. O Felipe pedalou muito hoje e tentei imprimir um ritmo forte para alcançá-lo. Mas na corrida notei que ele diminuiu a velocidade, me hidratei e consegui abrir uma diferença.
Já Felipe comenta sobre a prova e seu desempenho durante a corrida. Foi uma prova difícil, sofri bastante com o calor. Na bike, fiz um percurso rápido, abri uma boa distância para o Manzan, mas cheguei na corrida muito cansado, porque tinha feito muito esforço no pedal.
Na categoria feminina, a santista Luzia Bello comenta como tentou acompanhar a primeira colocada durante o percurso. A Smith passou no quilômetro 12, tentei acompanhar até certo ponto, aí no 20 ela abriu uma vantagem boa no mountain bike. Tentei buscar na corrida, mas não consegui. Já a terceira colocada, Sabrina Gobbo, explica sua colocação. Não me senti bem em nenhuma modalidade. Na bike, que geralmente vou melhor, estava muito cansada. Hoje não foi um bom dia.
Sobre o XTerra – Esse ano organizadores afiliados criaram o XTerra Training, com provas e pontuações menores do que o XTerra, com o intuito de divulgar para todo o país a competição, mas as duas acumulam pontos para o ranking nacional. A próxima etapa será a Training Teresópolis, Rio de Janeiro, nos dias 30 de abril e primeiro de maio.
O XTerra triathlon offroad é o maior circuito do mundo, disputado em vários continentes e sua prova final será realizada em novembro no Havaí.
Este texto foi escrito por: Lilian Miliauskas