Fortaleça o core e tenha uma corrida mais consistente

Você sabe o que é core? É a área composta pelos músculos do abdômen, glúteos e lombar, a região tem a função de proteger os órgãos e atuar na sustentação de uma boa postura. “O core bem trabalhado é super importante, também, para para a prevenção de lesões e dores”, diz o professor Isaias Lemes, da Academia Bio Ritmo.

Para os praticantes de corrida o fortalecimento dessa região é essencial, afinal o alinhamento e estabilidade do quadril e da coluna acontece a partir dos exercícios. “A partir dos exercícios evitam-se dores nas costas e aumenta-se a capacidade respiratória durante o exercício”.

Foto: Satyrenko/Fotolia

Confira as 5 dicas

1. Trabalhe com a região em dias alternados, assim a musculatura não ficará fadigada.

2. Busque atividades como pilates, treinamento funcional e musculação para o fortalecimento.

3. Faça exercícios chamados isométricos, como por exemplo a prancha. Esse tipo de movimento concentra e fortalece a região do core.

4. Busque equilíbrio na sua respiração durante o exercício. Por utilizar muito a parte do abdômen, nem sempre é fácil ficar concentrado na hora de praticá-lo, mas a respiração é essencial para proteger a lombar.

5. Procure um profissional especializado, explique suas necessidades e não se machuque tentando algum movimento diferente.

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

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