• Bem Estar - Corredores: não deixem de fortalecer os membros superiores

Corredores: não deixem de fortalecer os membros superiores

O corredor muitas vezes não tem o costume de fortalecer a parte superior do corpo. Em busca de bons resultados, acredita que só treinando as pernas chegará mais rápido e melhor ao destino final. Porém, este é um grande equívoco, já que a parte superior tem função importante na questão postural, sendo assim se for feita sem atenção e de forma incorreta, pode gerar desperdício de energia.

Participe da 15ª Meia Maratona de São Bernardo do Campo. Clique aqui e inscreva-se!

O treinador e colunista do Webrun, Nelson Evêncio, explica que manter a postura correta evita o desgaste excessivo do atleta. “Um giro de braços a frente, por exemplo, ocasiona também o giro do tronco e quadril, uma verdadeira perda de energia. Correr com os ombros muito tensionados pode gerar dores e interferir no desempenho”.

Não deve ser esquecida também a região do abdômen, lombar e o core. “Exercícios que trabalham vários grupos musculares devem ser escolhidos para o fortalecimento. Existem alguns específicos para a região, que são determinantes na postura do corredor”, diz Nelson.

Lufer sprintet richtung ziel

Correr com os ombros muito tensionados pode gerar dores e interferir no desempenho Foto: dbunn/Fotolia

Se não houver treinamento correto é provável que o atleta fique com dores após determinada corrida, já que correr tensionado pode fazer com que você perca a eficiência mecânica durante a corrida. O ideal é aquecer todos os grupos musculares para evitar problemas.

“Coloque o foco em treinos fortes, provas e dias mais frios. Em treinos leves, o aquecimento vem com o decorrer do mesmo”.

Confira alguns exercícios básicos de fortalecimento da parte superior

Desenvolvimento com halteres

Sentado em um banco com um apoio de 90, apoie o halter no joelho e levante os dois braços para cima, eles iniciam o movimentos na lateral dos ombros suspensos a 90. Depois faça a extensão dos dois cotovelos, até os halteres subirem e se encostarem acima da cabeça. Ao final do movimento basta baixar os braços para a posição inicial.

Confira a execução do movimento Foto: Divulgação

Confira a execução do movimento Foto: Divulgação

Supino reto

Deitado em um banco reto, com os braços estendidos, segure a barra afastada um pouco além da linha dos ombros e sob a linha do peito, flexione os cotovelos levando a barra em direção ao peito e eleve para a posição inicial.

Prancha com cotovelos apoiados
Mantenha o corpo totalmente estendido paralelo ao solo, com cotovelos apoiados no chão e quadril elevado. Perna, quadril, coluna e cabeça totalmente alinhados. Permaneça de 30 segundos a 1 minuto na posição.

Confira a execução do movimento Foto: Stasique/Fotolia

Confira a execução do movimento Foto: Stasique/Fotolia

Remada alta

Pode ser feito com barra, halter ou kettlebell. Pegue a barra, com o peso pré estabelecido. Pelo centro tire do chão e fique em pé, com a barra apoiada a frente do quadril. Puxe a barra arrastando no abdômen até ela quase tocar o queixo, com os cotovelos mais elevados que a linha da barra.

 

Comentários

Tags:, , , , , , , , , , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade