Galindez disputará Mundialito em Santos

Ele é um velho conhecido e rival dos brasileiros. Neste domingo (dia 9) pela manhã, em Santos, será, novamente, uma pedra no caminho do título da seleção brasileira no 3º Mundialito Cidade de Santos de Fast Triathlon Masculino. O argentino Oscar Galindez (Memorial/ Reebok/ Power Bar), um dos principais triatletas do Mundo, chega com “moral”, após uma excelente vitória no Meio Ironman de Pucon, no Chile, a mais importante prova da América do Sul na distância.

Morando em Santos há sete anos, Oscar vai se sentir em “casa” no Mundialito, leva a vantagem de conhecer bem o local da prova, o clima da cidade e pode até dividir a preferência da torcida. “Gosto muito de competir em Santos, retribuir o carinho com que fui recebido. Vou competir pela Argentina, mas me sentindo um santista na prova. Meus principais amigos moram na Cidade”, afirma o triatleta, que participou de três das quatro disputas de Fast Triathlon realizadas no Brasil – venceu a 1ª edição, o Desafio Brasil x Argentina, e foi vice nas outras duas, o Desafio das Américas e o 1º Mundialito.

No ano passado não participou do evento, por estar em recuperação de uma cirurgia no ombro. Agora volta como um dos principais nomes, apesar de estar priorizando o Ironman. “Pessoalmente estou melhor para longa distância, ou seja, não tão agressivo, condição que prevalece no fast. Mas comecei o ano de uma forma ótima. Competir numa prova tão dura como Pucon e me dar bem, significa ter perspectivas muito boas para este 1º semestre”, destaca Galindez, considerado um dos melhores “pedais” do Mundo no triathlon.

“Como acabei de disputar uma prova longa, tive pouco tempo para preparar alguma estratégia ou treino especial, mas vou animado, como sempre” , destaca o triatleta, que foi destaque nos Jogos Olímpicos de Sydney, chegando a estar em 5º lugar no ciclismo, quando teve o pneu furado. Apesar de não se colocar na condição de favorito, os adversários nunca o subestimam: “De todo o jeito ele sempre é forte. Não tem como não se preocupar com ele”, diz o brasiliense Leandro Macedo, o mais experiente triatleta do Brasil e que vai usar o número 1 na prova.

FORMATO ESPECIAL – O Mundialito Cidade de Santos de Fast Triathlon vai reunir 18 triatletas de seis países (três em cada time) e conta com um formato especial, exigindo muita velocidade dos participantes, sem permitir erros, porque não há tempo hábil para recuperação. Todos os competidores disputam três baterias – com curtos intervalos de descanso, nadando 200 metros, pedalando 3.600 metros e correndo 1.350 metros.

Os resultados são somados, valendo os títulos por equipes e no individual. A prova tem início marcado para as 9 horas, na Ponta da Praia, junto ao Aquário Municipal. Para a torcida serão montadas arquibancadas, com entrada gratuita. “Com este formato o público pode acompanhar todos os detalhes da prova. Isso torna o esporte mais atrativo”, comenta Eduardo Gayotto, diretor do evento.

Além de Galindez, os brasileiros terão fortes concorrentes, como o canadense Brent McMahon, campeão Fast em 2001, e o norte-americano Victor Plata, outro competidor bem experiente neste tipo de prova. O Brasil terá um time forte, com três triatletas que figuram entre os 60 melhores do Circuito Mundial. Dois deles, o brasiliense Leandro Macedo e curitibano Juraci Moreira Júnior, disputaram todas as edições do Fast Triathlon e também foram bem nas olimpíadas de Sydney.

Leandro foi o 14º colocado, enquanto Juraci ficou em 22º lugar, sendo o mais jovem da prova. O santista Paulo Henrique Miyasiro (Memorial/ Unimonte/ Pão de Açúcr/ PMS) completa a equipe verde e amarela. Ele é considerado um dos melhores nadadores no triathlon mundial e leva a vantagem de competir com o apoio da torcida local. Além de brasileiros, argentinos, norte-americanos e canadenses, estarão competindo triatletas do Japão e África do Sul, que chegam em Santos na quinta-feira.

O Mundialito Cidade de Santos de Fast Triathlon faz parte dos Jogos Mundiais de Verão da Rede Globo e terá transmissão ao vivo no Programa Esporte Espetacular, a partir das 9h30. O patrocínio é da Coca-Cola, Sedex 10, Mastercard, Oi e Fisk. Co-patrocínio da Prefeitura de Santos, Banco do Brasil e Pão de Açúcar. Realização da Rede Globo, com organização da Gayotto De Luca Marketing e Eventos Esportivos.

FÁBIO MARADEI – FMA COMUNICAÇÃO
TELEFONES (13) 3239.2139 – 9761.4003
E-MAIL: fmaradei@atribuna.com.br

Este texto foi escrito por: Fabio Maradei

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts