É possível ganhar massa magra sem atividade física?

Geralmente quem começa a fazer a academia tem o objetivo de queimar gordura e ganhar massa magra, aquela conhecida como “gordura boa”. Isso porque ela indica a presença do músculos fortalecidos, quanto mais massa magra maior e mais rápida é perda de calorias. Mas, será que quem não é fã de musculação também consegue alcançar esse objetivo sem frequentar academia? O professor da Bio Ritmo, Lucas Florêncio conversou com o Webrun para esclarecer as dúvidas.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!

É possível ganhar massa magra sem atividade física?
Foto: Adobe Stock

Webrun: Como ganhar massa magra de forma mais rápida?

Especialista: Sabemos que qualquer atividade física tem a estimulação do processo de hipertrofia muscular, tudo vai depender do tamanho do estímulo para o quanto essa atividade pode gerar de hipertrofia. Podemos enumerar muitas que contribuem, porém a mais eficaz, com diversas variações quanto a métodos de intensificação e tipos de treino, é a musculação.

Quanto ao tempo, deve  existir um trabalho conjunto de treinos bem planejados e alimentação controlada. Portanto, é necessário dois profissionais atuando para que tudo aconteça da melhor forma – são ele o educador físico e o nutricionista.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Webrun: É possível ganhar massa magra sem praticar atividade física?

Especialista: Para que o músculo tenha uma evolução é necessário que o corpo saia da zona de conforto, portanto não é possível o aumento de massa magra sem o mínimo de atividade física.

Webrun: O que é mais importante para o ganho?

Especialista: Para que o processo de hipertrofia muscular aconteça, deve-se existir um treinamento de resistência ou força, que promova adaptação do organismo de maneira positiva, a ponto de gerar um aumento do volume da fibra muscular. Uma dieta formulada da maneira adequada é essencial. Ela deve ser balanceada quanto à ingestão de carboidratos, proteínas e gordura para que possa suprir a demanda energética e assim ir de encontro ao resultado esperado.

O mais importante para um processo de hipertrofia muscular é a combinação da rotina de treinos e controle alimentar. Lembrando que tanto para atividades físicas diárias e controle alimentar existem profissionais específicos.

Leia também:

 Dicas para escolher o tênis ideal para a sua corrida 
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts