Gasto Energético da Power Walking

Para dimensionar-se a real eficácia do gasto energético da Power Walking, faz-se necessário sua comparação face a outras atividades aeróbias que tenham parâmetros de cálculo para o dispêndio de calorias; como a caminhada, corrida e natação entre outras.

Cabe aqui a observação de que a velocidade de emagrecimento é comprovadamente correlata à velocidade de deslocamento, alem de outras variáveis, na prática sistemática de uma atividade aeróbia, e ainda, a melhor notícia é o fato de que o aumento do gasto energético torna-se exponencial e não linear, com o aumento da velocidade.

Para melhor efeito didático, introduzirei agora valores hipotéticos sobre variáveis de peso corporal, freqüência semanal, duração da sessão de atividade e velocidade de realização da Power Walking, para a estimativa do seu gasto calórico semanal, e assim compará-lo ao gasto das outras atividades.

  • Peso corporal = 57 kg
  • Estatura = masc. 1,70; fem. 1,65m (variável adotada para cálculo do GE da natação)
  • Freqüência semanal de atividade = 4 vezes
  • Duração da sessão de atividade = 45’ (tempo de atividade semanal = 3h 00)
  • Velocidade de realização da Power Walking = 8,1 km/h

O gasto energético da Power Walking segundo as variáveis acima adotadas e a tabela de estimativas de Iknoian 1998, aponta 355 kcal por sessão de atividade, isto é, 1420 kcal semanais.

Transferindo as mesmas variáveis adotadas na Power Walking para a equação que calcula o gasto calórico da caminhada (suprimindo os cálculos), teremos que para o mesmo dispêndio de energia semanal (1420 kcal) serão necessárias 4 sessões de caminhada em seu ritmo comum (6 km/h) com 1h 44’ por sessão, isto é, 6h 56’ de atividade semanal. Usando o mesmo procedimento para a comparação com a corrida com o mesmo ritmo adotado para a Power Walking (8,1 km/h), a necessidade para o mesmo gasto calórico será de 4 sessões de 42’ para os homens e 4 x 40’ para as mulheres, ou, 2h 48’ de atividade semanal para os homens e 2h 40’ para as mulheres. Quando ritmo empregado for igual ou maior a 8,5 km/h, o gasto energético de qualquer estilo de caminhada, Power Walking ou Marcha Atlética será sempre maior do que para a corrida em mesmo ritmo.

E por fim, quando se fez a equivalência do gasto calórico entre Power Walking e natação (esta não adota ritmo como variável do cálculo, mas sim a superfície corporal, obtida através da estatura e peso), resultou na necessidade de se nadar 1018m por sessão para os homens e 1451m para as mulheres, ou seja, uma distancia total semanal de 4072m para os homens e 5805m para as mulheres.

Este texto foi escrito por: Claudio Bertolino

Redação Webrun

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