Entenda o que é gastrite e como cuidar

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa, que protege a parede estomacal. Isso acontece devido a presença da bactéria Helicobacter pylori, que vive no estômago e se não for tratada pode levar ao surgimento de úlcera e até mesmo câncer no estômago. A ansiedade também costuma ser um dos fatores que deixa a gastrite mais forte, então é preciso ficar atento.

Veja outros fatores que podem causá-la:

– Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios
– Consumo de bebidas alcoólicas
– Alimentos gordurosos, processados e embutidos

Para quem não sabe, a dor da gastrite costuma acontecer na boca do estômago, se irradiando para outros locais. Ela pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico ao esfíncter. Perda de apetite, vômitos e náuseas são alguns dos sintomas, ou até mesmo presença de sangue nas fezes e vômito.

+ Participe de uma corrida virtual, escolha sua prova!

Entenda o que é gastrite e como cuidar
A dor da gastrite costuma acontecer na boca do estômago/ Foto: Pexels

Mudar o estilo de vida e hábitos alimentares contribui muito para a melhora. Parar de fumar, evitar álcool, café, alimentos ácidos e gordurosos é a melhor saída. “Escolha os que tenham boa digestibilidade, leves e que equilibram o PH ácido, evitando bebidas enquanto come e sempre fracionando refeições”, diz Fúlvia Gomes, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

“Alguns fitoterápicos como espinheira santa, são ótimos para tratamento do estômago, chá de erva doce e de alecrim são digestivos, couve é protetora da mucosa. Se o incômodo permanecer, mesmo com a mudança na alimentação, vá ao médico e realize o exame de endoscopia”, finaliza a nutricionista.

+ Inscreva-se para seu próximo desafio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts