Gilson Miranda quebra recorde e vence Meia de São Bernardo

Redação Webrun | Corridas de Rua · 26 jul, 2004

Gilson Rodrigues de Miranda venceu a Meia Maratona e quebrou o recorde da prova (foto: Sérgio Alberti)
Gilson Rodrigues de Miranda venceu a Meia Maratona e quebrou o recorde da prova (foto: Sérgio Alberti)

Sob um vento gelado e sol tímido, cerca de 3 mil atletas participaram da 2ª Meia Maratona Cidade de São Bernardo, realizado pela Corpore na manhã desse domingo. Além do percurso diferente da edição anterior, o evento teve como novidade a prova de 5 Km. A largada e a chegada foram no estacionamento do Ginásio Poliesportivo do município.

Uma hora antes do início das provas, dezenas de corredores, entre profissionais e anônimos, já trotavam para espantar o frio. No corre-corre desorganizado encontravam-se homens e mulheres de todas as idades, além de figuras típicas de provas de rua, como o homem-aranha. Já na linha de frente, a palavra de ordem era concentração.

Mal deu a largada e a elite já apontava os favoritos. Um grupo de seis corredores ditou o forte ritmo da prova. Mas, se para alguns o percurso acidentado surpreendeu, para o vencedor da prova, Gilson Rodrigues de Miranda (Nike/Adauto Domingues), as subidas e descidas foram fatores que o ajudaram a vencer. “Foi uma prova difícil, cheia de altos e baixos. Consegui me superar nas subidas”, disse Miranda, que foi o 15º colocado em 2003.

Depois de alcançar o primeiro pelotão no quilômetro cinco, Miranda não quis companhia e, após três quilômetros, já corria solitário na liderança absoluta da prova. A partir daí, a cada esquina que dobrava, a vantagem para o segundo pelotão ampliava. “A partir do oitavo quilômetro eu senti que estava sobrando na prova. Sabia que tinha muito cara bom atrás e por isso continuei forte”, afirmou.

Com o tempo de 1h05m27s, o piauiense de 30 anos quebrou o recorde da prova, que pertencia a William Gomes de Amorim, em 10 segundos e faturou os R$ 3 mil oferecidos ao campeão. A segunda colocação foi bastante disputada desde os últimos cinco quilômetros, e quem levou a melhor foi Wellington Correia Fraga (Avulso) com a marca de 1h06min13s, oito segundos a frente de Francisco Barbosa Santos (A.A. Guaru/SPFC). “Tive uma briga constante com o segundo colocado, mas ele abriu nos últimos 400 metros”, disse Santos. Completaram o pódio Genilson Junio da Silva (Cruzeiro Esporte Clube) e Aleudo Francisco dos Santos (Ecus Suzano).

No feminino, a prova foi um pouco menos disputada. No lugar mais alto do pódio subiu Marily dos Santos (Belgo/Mizuno), que cravou 1h18min21s, seguida por Selma Cândida dos Reis (Brasil Telecom), com 1h19min36s, Edna Maria de Oliveira Silva (Pé de Vento), com 1h20min24, Janete Gomes Barbosa (São Francisco), com 1h21min31 e Conceição de Maria Carvalho (New Balance), com 1h23min33. As mulheres tiveram a mesma premiação em dinheiro que a dos homens. “Apesar do frio foi uma prova boa. No começo a adversária estava muito forte, mas depois eu consegui me distanciar”, conta a campeã.

Na prova dos 5 Km, Divanildo Silva Sao Leao (VO2-Belgo/Nike) venceu no ‘sprint’ final com o tempo de 18min27s,m quatro segundos a frente de Leandro dos Santos Oliveira (E.C. Tavares) e seis de Glauber Cardoso (VO2-Belgo/Nike). Devido à um erro de percurso, a atleta Shirleide Oliveira de Souza (VO2-Belgo/Nike) recebeu uma instrução equivocada e fez percurso diferente, a primeira colocação foi dividida entre Shirleide e Gracilene Souza da Costa (Avulso), que logrou 20min52s.

Este texto foi escrito por: Fabio Leite

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!