Gordurinha abdominal prejudica coluna e joelhos, afirmam especialistas

A famosa gordurinha abdominal é um fator de risco para diversas doenças e ainda pode prejudicar a coluna, causando dores no joelho e atrapalhando, inclusive, a caminhada. E nesse período em que as pessoas que têm condições de estar em suas casas na tentativa de diminuir ritmo de transmissão do coronavírus no Brasil, o espaço entre os lanches pode até diminuir, já o sedentarismo tende a aumentar, assim como os riscos que ele oferece à saúde. Mas, aliando dicas simples de exercícios e também nutricionais é possível se livrar desse problema.

Esse movimento é muito necessário porque o aumento da gordurinha abdominal faz com que o abdômen se projete para frente, sobrecarregando a parte de baixo da coluna e levando a um aumento da curvatura lombar, chamado hiper lordose, explica a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton, da clínica Quality Fisio & Pilates.

Gordurinha abdominal prejudica coluna e joelhos, afirmam especialistas
Gordurinha abdominal prejudica coluna e joelhos, afirmam especialistas – Foto: Adobe Stock

A primeira dica da especialista para fazer sozinho em casa é “deitar com as pernas flexionadas e colocar uma mão em cima da região do umbigo. Depois, fazer uma expiração lenta e forçada (solta o ar), com a intenção de levar o umbigo para dentro, na direção das costas, o que irá ativar do músculo transverso abdominal. Repita cinco vezes”, ela explica.

+ Não perca! Seu próximo desafio na corrida de rua está aqui!

O segundo exercício consiste em, repetindo a mesma respiração do primeiro exemplo, levantar uma perna por vez, colocando-a no ar ainda flexionada a 90 graus. Dica três: “agora, repita a respiração, mas com as duas pernas flexionadas no ar, como se estivesse apoiando num banquinho”, explica. O último passo é continuar na mesma posição, e a cada expiração lenta e forçada, como o primeiro exercício, esticar uma perna por vez no ar. Repita quatro vezes cada exercício.

“Além disso, todos os exercícios devem ser feitos usando essa respiração explanada e com um apoio para a cabeça – pode ser um travesseiro ou uma toalha enrolada sob o pescoço”, completa.

A nutricionista Dra. Crislaine Brilhante também tem quatro dicas que, aliadas aos exercícios, ajudam a perder a gordura abdominal. “Comece trocando a margarina e óleos refinados, por manteiga, azeite de oliva para cozinha e o extra virgem para saladas e preparações cruas”, diz.

“A segunda dica é investir em castanhas, como as do Pará, amêndoas, nozes, castanha de caju. Terceira: insira as frutas secas funcionais no cardápio, como ameixa, damasco e cranberry. Por fim, chás também ajudam na diminuição de gordura corporal, principalmente os de cavalinha, de canela, chá verde e de gengibre”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts