Gosta de patinar? Conheça os benefícios da prática

O patins não é só brincadeira de criança, inclusive hoje em dia ele esta cada vez mais popular entre os adultos. Assim como a corrida, andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdômen e aos glúteos, e queima de 500 a 800 calorias na primeira hora de prática.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Ficar equilibrado no patins faz com que a pessoa mantenha as partes já citadas contraídas, trabalhando a concentração, resistência muscular, coordenação motora, reflexos para evitar quedas e agilidade. Por forçar quem está patinando a ficar com a posturas correta, essa pratica é recomendada para quem tem desvios ou dores na coluna.

Para a professora da Smart Fit, Natalia Bruzzone, os patins têm diversos benefícios para quem usa, inclusive para corredores. “Andar de patins tem alto gasto calórico, ajuda na redução de peso, melhora coordenação motora, equilíbrio e fortalece a musculatura do core e das pernas”, explica a professora.

 

Participe do maior evento de ciclismo do Brasil! Clique aqui

 

E para quem não quer sair por aí patinando sozinho existem algumas opções em grupo. “As pessoas podem praticar hockey, um jogo em equipes que acontece em gelo ou no chão; roller derby, só por mulheres; downhill ou speed, competições de velocidade; artístico, praticado em solo ou em duplas ou aggressive street; onde os participantes usam estruturas como rampas e escadas para fazer as manobras.”, conta Natalia.

É importante que você saiba escolher o patins ideal, ao contrário isso pode acarretar diversos problemas como, por exemplo, não conseguir executar o esporte caso compre o modelo errado e se o tamanho não for correto. Vale lembrar que cada modalidade tem um tipo de patins ideal.

“Existem vários modelos: fitness, para passeio; speedy, para velocidade; quad, para patinação artística; street, de obstáculos como corrimão e rampa e freestyle, para manobras, giros e saltos. A mais simples delas, e recomendada para iniciantes, é a fitness”, explica Natalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Daniel Krutman

Daniel Krutman

Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.

Ver todos os posts