Conheça os grupos alimentares que são essenciais à sua saúde

No atual cenário mundial, onde a pandemia limita atividades físicas e as únicas alternativas, até o momento, são de realizar treinos em casa, a alimentação balanceada se torna ainda mais importante. Para isso, é necessário entender as funções dos grupos alimentares no nosso corpo.

Para explicar a importância de cada grupo no organismo, a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, explica sobre cada um deles. “Quando nós, nutricionistas, falamos nos consultórios em alimentação saudável, sempre nos referimos a alimentos in natura, sendo a maior parte deles crus. Porém, esses alimentos crus podem aumentar o risco de contaminação alimentar. Por isso, nesse momento o ideal é preferir os alimentos naturais cozidos, pois eles também são ricos em vitaminas, minerais e irão nos ajudar a manter nossa saúde em dia”, comenta.

Edvânia também indica que evitar os alimentos industrializados que são ricos em calorias, mas muito pobres em nutrientes, é fundamental. “Nada de ficar comendo doces, salgadinhos de pacote e outras guloseimas. Além de vitaminas e minerais, temos que ter atenção ao consumo de macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras”, explica.

+ Sua corrida virtual está aqui! Veja como participar!

Grupos alimentares essenciais à sua saúde

Conheça os grupos alimentares que são essenciais à sua saúde
Foto: Adobe Stock

Proteína: Auxilia na função imunológica e não só participa da construção e manutenção de massa muscular, o ideal é consumir em todas as refeições e não precisa ser em grandes quantidades. Exemplos: carnes magras, peixes, ovos, leite, iogurte, queijos, além de proteína vegetal que vem principalmente das leguminosas.

Gorduras: As gorduras boas que irão ajudar nosso corpo no combater a inflamação por sua ação antioxidante, como o coco, abacate, castanhas, azeite exta virgem.

Carboidratos: Esse muitas vezes é considerado o vilão, mas agora não é hora de pensar em dietas restritas, mas sim na qualidade desses alimentos, prefira o consumo de cereis integrais e tubérculos, para que assim você possa ter mais energia.

Hidratação: Uma pessoa que consome em torno de 40 a 60ml de água por kg de peso por dia, ajuda na purificação do corpo, fluidifica os mucos, evitando a proliferação de vírus, bactérias e fungos. Além disso, a água ajuda na absorção de vitaminas e minerais.

“É importante manter um estilo de vida mais saudável, evitando bebidas alcóolicas, promovendo uma boa noite de sono, reduzindo o stress, aproveite esses dias de quarentena para cuidar da saúde física e mental”.

+ Veja como se inscrever para uma corrida de rua ainda em 2020!

Suplementos que podem auxiliar o sistema imunológico

Vitamina C: Já é conhecida por modular nossa resposta imune, por sua função antioxidante que combate os radicais livres, assim mantemos longe as infecções.

Vitamina D: Além de ajudar no metabolismo ósseo, ela Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, existem algumas relações de que pouca vitamina D no corpo gera uma baixa na imunidade, por outro lado se ela está adequada ajuda nos manter longe de infecções.

Zinco: É um mineral componente de várias enzimas que auxilia na quebra de carboidratos, proteínas, ajuda no crescimento e desenvolvimento.

Própolis e geleia real: Possuem efeito antiflamatório e antioxidante. Eles auxiliam o fortalecimento de células de defesa.

NAC: É formado por 3 aminoácidos precursores da glutationia, é um importante antioxidante que ajuda no enterocito intestinal.

Glutamina: É um aminoácido fundamental para o funcionamento do sistema imunológico, ela funciona como uma barreira para o nosso intestino.

Probióticos: Hoje eles são muito estudados, o que já está muito bem descrito é que eles fazem parte da composição da microbiota intestinal, sendo assim, são essenciais para a saúde do nosso intestino, pois agem como barreira contra as bactérias patógenas.

Leveduras nutricionais: São chamadas de Saccharomyces cerevisiae, que são ricas em proteínas, fibras, vitaminas no complexo B, antioxidantes e minerais. Essa composição ajuda no fortalecimento do sistema Imune.

CoQ10: Ajuda a neutralizar as moléculas que prejudicam as células, conhecidas como radicais livres, impulsiona o sistema imunológico e pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento.

“Vamos deixar claro que nenhuma dessas medidas são capazes de te imunizar, mas os grupos alimentares podem auxiliar o sistema imune. Não faça sua auto suplementação, procure ajuda de um médico ou nutricionista, o excesso de suplementos alimentares não vai te ajudar”, finaliza.

*Fonte: Edvânia Soares (CRN3 – 18435), nutricionista da Estima Nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leonardo Boscolo

Leonardo Boscolo

Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.

Ver todos os posts