• Atletismo - HIIT: mais resultado em menos tempo

HIIT: mais resultado em menos tempo

Treino de alta intensidade acelera a queima de gordura

Foto: Fotolia

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HIIT (High Intensity Interval Training) nada mais é do que um treinamento de alta intensidade com alguns intervalos. Ele combina períodos de atividades muito altas com períodos mais leves de descanso.

Para quem tem pouco tempo para se exercitar é a escolha perfeita já que prioriza a intensidade e não o tempo de duração da atividade.

Como funciona?

O HIIT pode ser realizado como qualquer tipo de treinamento cardiovascular, geralmente é praticado na corrida, mas também cabe a outras modalidades como natação, musculação, ciclismo, entre outras.

Na prática, o treino consiste em realizar um exercício com a maior intensidade que conseguir durante um curto tempo (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo). Isso possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, dando ao corpo o necessário para se recuperar rapidamente e realizar outro intervalo de alta intensidade.

Benefícios

A maior vantagem do HIIT é o alto nível de queima de gordura, o treino exige tanto que deixa o metabolismo acelerado por muito mais tempo também, dessa forma, mesmo após parar, as calorias continuam sendo queimadas, contribuindo no processo de emagrecimento.

Alguns estudos já comprovaram que os treinos intensos chegam a aumentar a produção do hormônio do crescimento em mais de 100%, o que ajuda a retardar o envelhecimento.

Além disso, quem pratica o HIIT também melhora sua capacidade cardiovascular, pois aumenta a absorção de oxigênio (V02 Max ou capacidade aeróbica) de forma mais rápida do que exercícios aeróbios de baixa intensidade. Quanto maior o seu VO2 máximo, melhor seu condicionamento físico e resistência.

Cuidados

Por exigir muito do corpo, o HIIT não é um treino indicado para todos os dias, o ideal é que seja feito no máximo três vezes por semana. Qualquer pessoa pode fazer, mas o ritmo varia de acordo com sua aptidão física, a tendência é que com o tempo sua capacidade vá aumentando e o nível do seu treino também. Além disso, é sempre bom contar com a orientação e o acompanhamento de um especialista.

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Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.
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