Honolulu: uma maratona tipicamente japonesa

Estão abertas as inscrições para uma das maiores maratonas mundiais. Trata-se da Maratona de Honolulu, que em 2007 chega a sua 35ª edição com o status de terceira maior competição americana na distância em número de concluintes. No ano passado atravessaram a linha de chegada 24.573 atletas.

Na temporada 2007, o evento está marcado para o dia nove de dezembro em Honolulu, Havaí. O mais curioso na prova é o grande número de participantes japoneses. É por isso, que a prova é conhecida pelo slogan: “a maior maratona japonesa do mundo”.

Os japoneses literalmente invadem a ilha na época da prova em busca do desafio de completar uma maratona, já que os 42,2 quilômetros da prova são permeados por constantes aclives e declives, além de muito vento, sol e calor. Por causa de tantas dificuldades a largada acontece às cinco horas da manhã.

Para se ter uma idéia do peso dos japoneses nesta competição norte-americana, basta lembrar que dos 24 mil inscritos na competição de 2001, 61% eram atletas japoneses.

Celebração – Outra atração do evento é o já tradicional Luau de confraternização, ou melhor, um jantar de massas, que antecede a prova e é aberto à todos os inscritos. Entre as atrações, que já se apresentaram no Luau, pode-se citar o astro pop Brian Wilson, membro fundador dos Beach Boys. A banda foi um dos maiores sucessos mundiais na década de 60 e tinha o Havaí como “pano de fundo”.

Este texto foi escrito por: Harry Thomas Jr

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts