Iaaf divulga indicados ao prêmio de melhor atleta de 2012

Rudisha é um dos favoritos a melhor atleta do ano (foto: LOCOG/ Divulgação)
Rudisha é um dos favoritos a melhor atleta do ano (foto: LOCOG/ Divulgação)

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) divulgou nesta terça-feira (09/10), Dia Mundial do Atletismo, os nomes dos 20 candidatos aos prêmios masculino e feminino de melhor atleta do mundo de 2012. Maior vencedor do esporte nas Olimpíadas de Londres foram nove ouros e um total de 29 medalhas os Estados Unidos lideram a lista, com seis indicados.

A Jamaica colocou três de seus velocistas na eleição, enquanto o Reino Unido concorre com dois atletas. Completam a lista um representante cada de Alemanha, Austrália, Etiópia, França, Granada, Nova Zelândia, Quênia, República Tcheca e Rússia.

Blake como patinho feio– Entre os dez homens indicados, apenas o velocista jamaicano Yohan Blake não conquistou uma medalha de ouro individual em Londres ele triunfou com seus compatriotas no Revezamento 4x100m. Usain Bolt, vencedor do revezamento com Blake e ouro nos 100 e 200 metros, divide o favoritismo com o queniano David Rudisha, que venceu os 800 metros com recorde mundial e Aries Merrit, norte-americano que ganhou os 110 metros com barreiras e semanas depois bateu o recorde mundial da modalidade.

Completam a lista os norte-americanos Ashton Eaton (decatlo) e Christian Taylor (salto triplo), além do fundista britânico Mo Farah, do corredor granadino Kirani James, do discóbolo alemão Robert Harting e do francês Renaud Lavillenie, do salto com vara.

Allyson Felix lidera entre mulheres– Atletas específicas de provas de campo não tem a mesma versatilidade que corredoras, que podem disputar diversas provas. Mesmo que isso seja levado em consideração, as três medalhas de ouro que a velocista norte-americana Allyson Felix conquistou em Londres devem falar mais alto ainda que duas sejam em provas de revezamento.

Todas as indicadas são as campeãs olímpicas de suas especialidades. São elas Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica, 100m), Sanya Richards-Ross (EUA, 400m), Sally Pearson (Austrália, 110m com barreiras), Tirunesh Dibaba (Etiópia, 10.000m), Elena Lashmanova (Rússia, marcha de 20 quilômetros), Brittney Reese (Estados Unidos, salto em distância), Barbora Špotáková (República Tcheca, lançamento de dardo), Valerie Adams (Nova Zelândia, arremeso de peso) e Jessica Ennis (Reino Unido, heptatlo).

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts