
Florianópilis sediará o Fórum (foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun)
Já estão abertas as inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes a se realizar no período de 03 a 05 de julho no Centro de Convenções Centro Sul em Florianópolis. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Organização do Lazer e Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte) em parceria com RBS e Ministério do Esporte e terá como tema principal Inclusão social e formação profissional: um diálogo possível e necessário. O fórum será desenvolvido em sete cursos, seis palestras e duas mesas redondas. Entre os palestrantes estarão entre outros o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, a ex-jogadora de basquete Magic Paula, o ex-iatista Lars Grael e de autoridades esportivas de Cuba e Portugal.
Entre os principais objetivos do Fórum consta: atualizar os profissionais da área de esporte, proporcionar melhoria de qualidade ao desporto, criar intercâmbio desportivo, fomentar aos participantes reflexões acerca da estrutura e do funcionamento do desporto nacional e internacional, de forma a abrir novos caminhos para o desenvolvimento desportivo, entre outros. Poderão participar profissionais e estudantes de educação física, funcionários de empresas públicas e privadas que atuam na área do esporte, coordenadores de entidades esportivas e administradores de empreendimentos esportivos do Brasil e do exterior.
No primeiro dia do Fórum (03) os participantes debaterão sobre a Inclusão social e a formação profissional, com o ministro Agnelo Queiroz. Depois haverá a mesa redonda Políticas públicas do Esporte e Lazer, sendo os debatedores o Secretário de Estado da Organização e Lazer de Santa Catarina, Gilmar Knaesel; Lar Grael, Secretário de Estado da Juventude Esporte e Lazer de São Paulo; Lino Filho (DF) e Luiz Giacomini (RS).
Já no segundo dia (04) a palestra inicial será Política Nacional de Esporte de Rendimento com a ex-jogadora de basquete Magic Paula, da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento do Distrito Federal. Após, o debate será sobre a Ética e formação profissional em educação física, com o professor Ângelo Luz Vargas (RJ), da UFRJ e Presidente da Comissão Permanente de Ética do Conselho Regional de Educação Física (Crefi 1) do Rio de Janeiro.
Neste mesmo dia ocorre três cursos: Captação de recursos para o esporte e o lazer, ministrado pela dra. Laís Veloso (BH), Inclusão social do idoso através da atividade física, pela profª. Marize Amorim Lopes, da UFSC e especialista em Gerontolologia e também os cursos A Responsabilidade social no esporte, a ser ministrado pelo sociólogo José Paulo Teixeira (SC) e O Esporte na escola, por Orlando Silva Júnior (DF), Secretário Nacional do Esporte Educacional. Os debates do dia finalizam com discussões sobre o projeto Escola Aberta, com o professor Jacó Anderle, Secretário de Educação e Inovação de Santa Catarina e com a mesa redonda Projetos sociais e interação através do esporte com as entidades Instituto Ayrton Senna, Instituto Guga Kuerten, Instituto da Mangueira e Projeto Moleque Bom de Bola.
No sábado (05) os debates começarão com a palestra Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez, a ser proferida por Steven Dubner (SP), Coordenador da Associação Desportiva Para Deficientes ADD. Posteriormente o dr. Jorge Olimpio Bento, professor da Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (Portugal) abordará o tema O sentido cultural do desporto. Em seguida um representante do Instituto Nacional de Educação Física de Cuba falará sobre O papel do Esporte na Sociedade Cubana. A mesma entidade será responsável pelo curso O Processo de descoberta de novos talentos esportivos, a ser realizado logo em seguida.
No programa do fórum ainda estão incluídos os cursos: Desporto para crianças e jovens razões e finalidades, que será ministrado pelo dr. Jorge Olímpio Bento, de Portugal e também Imaginário social e atividades de aventura e risco na natureza, a ser proferida pela professora Vera Lúcia de Menezes Costa (RJ), professora de pós-graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho.
Inscrições – As inscrições e informações adicionais para e sobre o Fórum são de responsabilidade da Primo Eventos Av. prof. Othon Gama Deça, 900 Bloco A Sala 501 Centro Executivo Casa do Barão CEP: 88015-240 Centro Florianópolis- Santa Catarina Brasil Fone/fax: 55 (0**48) 222-6869. Ou através do site www.primaeventos.com.br ou e-mail eventos@primaeventos.com.br.
Este texto foi escrito por: Webrun