II Fórum Internacional de Esportes será em Florianópolis

Florianópilis sediará o Fórum (foto: Harry Thomas Jr  Arquivo WebRun)
Florianópilis sediará o Fórum (foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun)

Já estão abertas as inscrições para o II Fórum Internacional de Esportes a se realizar no período de 03 a 05 de julho no Centro de Convenções Centro Sul em Florianópolis. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Organização do Lazer e Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte) em parceria com RBS e Ministério do Esporte e terá como tema principal “Inclusão social e formação profissional: um diálogo possível e necessário”. O fórum será desenvolvido em sete cursos, seis palestras e duas mesas redondas. Entre os palestrantes estarão entre outros o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, a ex-jogadora de basquete “Magic” Paula, o ex-iatista Lars Grael e de autoridades esportivas de Cuba e Portugal.

Entre os principais objetivos do Fórum consta: atualizar os profissionais da área de esporte, proporcionar melhoria de qualidade ao desporto, criar intercâmbio desportivo, fomentar aos participantes reflexões acerca da estrutura e do funcionamento do desporto nacional e internacional, de forma a abrir novos caminhos para o desenvolvimento desportivo, entre outros. Poderão participar profissionais e estudantes de educação física, funcionários de empresas públicas e privadas que atuam na área do esporte, coordenadores de entidades esportivas e administradores de empreendimentos esportivos do Brasil e do exterior.

No primeiro dia do Fórum (03) os participantes debaterão sobre a “Inclusão social e a formação profissional”, com o ministro Agnelo Queiroz. Depois haverá a mesa redonda “Políticas públicas do Esporte e Lazer”, sendo os debatedores o Secretário de Estado da Organização e Lazer de Santa Catarina, Gilmar Knaesel; Lar Grael, Secretário de Estado da Juventude Esporte e Lazer de São Paulo; Lino Filho (DF) e Luiz Giacomini (RS).

Já no segundo dia (04) a palestra inicial será “Política Nacional de Esporte de Rendimento” com a ex-jogadora de basquete “Magic” Paula, da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento do Distrito Federal. Após, o debate será sobre a “Ética e formação profissional em educação física”, com o professor Ângelo Luz Vargas (RJ), da UFRJ e Presidente da Comissão Permanente de Ética do Conselho Regional de Educação Física (Crefi 1) do Rio de Janeiro.

Neste mesmo dia ocorre três cursos: “Captação de recursos para o esporte e o lazer”, ministrado pela dra. Laís Veloso (BH), “Inclusão social do idoso através da atividade física”, pela profª. Marize Amorim Lopes, da UFSC e especialista em Gerontolologia e também os cursos “A Responsabilidade social no esporte”, a ser ministrado pelo sociólogo José Paulo Teixeira (SC) e “O Esporte na escola”, por Orlando Silva Júnior (DF), Secretário Nacional do Esporte Educacional. Os debates do dia finalizam com discussões sobre o projeto “Escola Aberta”, com o professor Jacó Anderle, Secretário de Educação e Inovação de Santa Catarina e com a mesa redonda “Projetos sociais e interação através do esporte” com as entidades Instituto Ayrton Senna, Instituto Guga Kuerten, Instituto da Mangueira e Projeto Moleque Bom de Bola.

No sábado (05) os debates começarão com a palestra “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, a ser proferida por Steven Dubner (SP), Coordenador da Associação Desportiva Para Deficientes ADD. Posteriormente o dr. Jorge Olimpio Bento, professor da Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (Portugal) abordará o tema “O sentido cultural do desporto”. Em seguida um representante do Instituto Nacional de Educação Física de Cuba falará sobre “O papel do Esporte na Sociedade Cubana”. A mesma entidade será responsável pelo curso “O Processo de descoberta de novos talentos esportivos”, a ser realizado logo em seguida.

No programa do fórum ainda estão incluídos os cursos: “Desporto para crianças e jovens razões e finalidades”, que será ministrado pelo dr. Jorge Olímpio Bento, de Portugal e também “Imaginário social e atividades de aventura e risco na natureza”, a ser proferida pela professora Vera Lúcia de Menezes Costa (RJ), professora de pós-graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho.

Inscrições – As inscrições e informações adicionais para e sobre o Fórum são de responsabilidade da Primo Eventos Av. prof. Othon Gama D’eça, 900 Bloco A Sala 501 Centro Executivo Casa do Barão CEP: 88015-240 Centro Florianópolis- Santa Catarina Brasil Fone/fax: 55 (0**48) 222-6869. Ou através do site www.primaeventos.com.br ou e-mail eventos@primaeventos.com.br.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts