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Descubra a importância da prática de exercícios físicos para asmáticos

A prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento. Consequentemente, também melhora a qualidade de vida das pessoas com problemas respiratórios como a asma, uma doença crônica que acomete as vias aéreas. Por isso, a prática de exercícios físicos para asmáticos é tão importante.

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A enfermidade consiste basicamente na dificuldade em aerar os pulmões devido à redução do calibre das vias aéreas. Tal distúrbio respiratório pode ser desencadeado por diversos fatores, como poluição, pólen, poeira, fumaça, perfume, condições ambientais e até pelo exercício físico.

Pessoas com asma tendem a não praticar exercícios físicos devido às crises que podem surgir durante a atividade, chamada de ‘asma induzida pelo exercício’. No entanto, essas crises ocorrem geralmente nos casos em que a doença não está controlada.

Os exercícios físicos para asmáticos

Descubra a importância da prática de exercícios físicos para asmáticos - Foto: Adobe Stock

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Em geral, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, ciclismo e natação, por exemplo, três vezes por semana. Eles fortalecem os músculos do tórax responsáveis pela respiração, promovendo a expansão dos pulmões e melhorando a ventilação, além de promoverem a melhora da circulação sanguínea e pressão arterial.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia recomenda algumas medidas para prevenir a asma induzida por exercícios, tais como:

– Identificar os fatores desencadeantes da asma, buscando soluções. Em dias frios, pode-se utilizar um lenço sobre o nariz e a boca. Na primavera, é recomendável realizar os exercícios em ambientes internos para evitar o pólen. E, ainda, deve-se escolher o horário do dia com menor poluição – pela manhã, por exemplo.

– Ter disponíveis os medicamentos ou equipamentos orientados pelo seu médico para uso antes do esforço ou atividade física, como broncodilatadores ou anti-inflamatórios. É importante fazer o tratamento contínuo e não utilizar as bombinhas somente durante a crise.

– Fazer aquecimento antes do exercício, de 5 a 10 minutos. Uma caminhada leve é uma boa opção.

– Finalizar a atividade com um exercício de relaxamento. Realizar, em média, cinco minutos para alongamento e relaxamento. Essa prática deve fazer com que a respiração fique mais tranquila.

Recomendações

O acompanhamento de um profissional de educação física é fundamental para a prática de exercícios físicos eficientes e com resultados de qualidade. Importante destacar que portadores de doenças respiratórias crônicas devem realizar exercícios físicos somente com o aval de seus médicos, mantendo sempre a enfermidade controlada.

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Lembre-se: o baixo condicionamento físico pode fazer qualquer pessoa sentir falta de ar. Isso pode fazer com que seja confundida como portadora de asma induzida por exercício. O que torna mais difícil a prática de exercícios físicos regulares. É preciso iniciar aos poucos, ser paciente durante o período de adaptação dos exercícios e ter força de vontade para prosseguir.

*Fonte: Profª Evelyne Correia, professora de Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

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