Entenda a importância do kit de primeiros socorros em uma corrida

Correr na natureza, sentir a liberdade e a pureza do ar, ver lugares magníficos e visuais de tirar o fôlego. Desbravar lugares inóspitos, desconhecidos e até inexplorados. Locais onde carros e motos não chegam, onde a civilização não colocou sua conexão de wi-fi, nem cercas.

Esse tipo de lugar que te dá a sensação de plenitude, onde a natureza vive em perfeita harmonia, animais e plantas fazem o ciclo da vida fluir na forma mais natural.

É para lá que queremos ir todas as vezes em que a cabeça se enche do trânsito, em que o trabalho acaba com cada gota de energia e, é onde a cabeça consegue a paz para resolução de problemas. Mas, será que estamos seguros nestes locais?

A mochila em provas trail muitas vezes é item obrigatório Foto: Alexandre Koda/Webrun
A mochila em provas trail muitas vezes é item obrigatório Foto: Alexandre Koda/Webrun

Cada vez mais vejo pessoas indo para as trilhas, acho isso ótimo, quem dera mais gente fosse conhecer esses lugares, mas me preocupo demais no quesito segurança!

Vamos ser sinceros, a grande maioria das pessoas no máximo leva água e algumas mariolas para o treino. São horas e horas de jornada (não vou me deter se a pessoa está preparada ou não), mas temos que ter a consciência que estamos “invadindo” um espaço que está em perfeita harmonia.

Temos o dever de nos movimentar de forma em que altere o mínimo possível determinado habitat natural. Pensando um pouco mais além…

E se alguém se machuca?
Você estaria preparado para ajudar?

Ou melhor, caso você se machuque, estaria preparado para ser totalmente autossuficiente até chegar a um local para pedir ajuda?

Temos que ter o entendimento de que vamos ver animais (abelhas, cachorros, aranhas e cobras geralmente), contudo há sempre o risco de sermos atacados por alguns desses animais.

E, se você fosse atacado, o que faria? Estaria preparado?

Vamos pensar mais, se você se lesiona, torce um pé, por exemplo e está longe de um ponto seguro… Como agiria? Teria os meios necessários para lidar com isso?

Muitas vezes temos que pensar que, como eu falei anteriormente, não há formas de um carro ou moto chegar…

Já é tradição nas melhores e mais organizadas provas o país a obrigatoriedade de um kit de primeiros socorros. Como, normalmente você vai treinar para uma prova assim, não seria inteligente já ter esse material dentro da mochila? Afinal ele vai ter que ser utilizado na prova, então nada melhor do que já treinar com ele.

Inscreva-se aqui para a APTR Ilha Grande!

Ou seja, este “peso” já vai fazer parte da sua mochila, assim como o reservatório de água e a comida. Nada mais lógico que já treinar com tudo isso para se “acostumar”.

Sempre que saio para alguma trilha, por mais simples e perto que seja, eu levo meu kit. Então, listarei abaixo o que EU uso. Não estou dizendo que é o 100% certo…Mas já dá para se virar um pouco.

– Anti inflamatório;
– Antitérmico;
– Colírio (uso lentes de contato);
– Antisséptico líquido;
– Antiespasmódico (para cólicas);
– Antidiarreico;
– Comprimidos para dor e febre;
– Plasil para vômitos;
– Allegra para alergias;
– Nebacetin para Cortes;
– Salompas Gel para dores musculares;
– Esparadrapo;
– Band-aid;
– Atadura;
– Luva cirúrgica;
– Algodão;
– Gaze;
– Manta térmica (fundamental);
– Silvertape;
– Apito;
– Lenço umedecido;
– Pinça;
– Canivete;
– Clorin;

Parece muita coisa, mas serve tudo em um estojo médio para pequeno. Para quem gosta de leveza, é quase imperceptível o peso. Você leva alguma coisa extra? Ajude a fomentar a discussão, talvez eu possa acrescentar outros itens no futuro.

Na mochila é possível colocar diversos itens essenciais para um treino ou competição Foto: Alexandre Koda/Webrun
Na mochila é possível colocar diversos itens essenciais para um treino ou competição Foto: Alexandre Koda/Webrun

Conhece alguém que está indo para trilha sem o kit de primeiros socorros? Compartilhe esse texto com ele!

Deixe seu comentário aqui e vamos melhorar a nossa segurança nas trilhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cristiano Fetter

Cristiano Fetter

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS
Sócio Ultra Funcional Place
Founder Raiz Trail

Ver todos os posts