• Alimentação - Ingredientes para água: como deixá-la mais saudável e atrativa?

Ingredientes para água: como deixá-la mais saudável e atrativa?

A hidratação é fundamental na vida das pessoas para garantir a funcionalidade do organismo, não sendo diferente no período de baixas temperaturas. Para garantir que o corpo fique hidratado sempre podem ser acrescentados alguns ingredientes à água, com a intenção de dar propriedades específicas e um sabor mais atrativo.

Segundo a nutricionista Giovanna Oliveira, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, “os mais comuns são as frutas frescas, ervas, cascas e alguns legumes, embora qualquer combinação possa ser saborosa. A água pode infundir por até 1 semana. Quanto mais tempo infunde, mais forte é o sabor.”

Giovanna separou uma lista de ingredientes para serem adicionados à água, acrescentando sabor e benefícios para a saúde. Dentre eles, o aumento de imunidade, a redução de inflamações, prevenção de doenças crônicas, além de ser fonte de vitaminas.

9 ingredientes para água

Ingredientes para água: como deixá-la mais saudável e atrativa?

A água com limão e hortelã tem propriedades que podem ajudar na sua saúde. Foto: Unsplash/ Melissa Walker Horn

Limão

Abrindo a lista de ingredientes para água, o limão contém grande quantidade de vitamina C e de flavonoides que agem como antioxidante e anti-inflamatório no organismo. O limão auxilia o fígado a eliminar as toxinas, além de dar suporte ao sistema imunológico. A vitamina C também é essencial para a produção de colágeno, beneficiando a pele e as articulações.

Pepino

O Pepino é fonte de vitamina A, C, potássio e magnésio, que auxiliam na prevenção de infecções e têm propriedades anti-inflamatórias.

+ Vem aí a corrida mais insana do Rio de Janeiro!

Frutas Vermelhas

Dentre elas estão a amora, romã, framboesa, morango, cereja, mirtilo, açaí, goji berry, cranberry e groselha.

São reconhecidas pelo seu alto teor de antioxidantes, por conter antocianinas, substâncias responsáveis pela coloração destas frutas, que reduzem a inflamação intestinal e combatem os radicais livres. Além de conterem vitamina C, que pode fortalecer o sistema imunológico.

Laranjas e cascas

São fonte de potássio, um mineral importante para á saúde do coração e uma excelente fonte de vitamina C,  impulsionadora do sistema imunológico.

Ingredientes para água: como deixá-la mais saudável e atrativa?

A laranja é uma ótima fonte de potássio e vitamina C. Foto: Unsplash/Anda Ambrosini

Hortelã

Contém óleos essenciais com ações antimicrobiana e antioxidante. É considerado estimulante digestivo e é utilizado para minimizar sintomas gastrointestinais como náusea, vômito e flatulência. Além de auxiliar no sistema respiratório contra infecções e congestão.

Canela

A canela possui compostos polifenóis e o cromo, além de ser bem conhecida por possuir diversas propriedades benéficas à saúde. Dentre elas a atividade antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e de controle glicêmico, fato que auxilia tanto diabéticos, quanto no emagrecimento, já que a glicemia descompensada eleva a deposição de gordura nos tecidos.

Gengibre

O gengibre contém diversos compostos bioativos, como os gingeróis, zingerones e geraniol, com capacidade anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e ainda potencializa o sistema imunológico.

Estas substâncias controlam o estresse oxidativo e inflamação causados pelo exercício, reduzindo a dor e as lesões que o excesso de radicais livres pode causar. Além disso, tem uma potente ação na redução de náuseas.

Abacaxi

O fruto contém alto teor de bromelina, uma enzima que auxilia o processo de digestão. Essa enzima também tem ação anti-inflamatória, modula o sistema imunológico e apresenta fator antitumoral. A fruta também melhora a circulação e protege o coração. Devido sua alta concentração de vitamina C, auxilia na melhora de quadros de anemia ferropriva, aumentando a absorção de ferro.

Melancia

Fechando a lista de ingredientes para água, a melancia contém vitaminas do complexo B, vitamina A, sais minerais e substâncias antioxidantes como licopeno, que dá a cor avermelhada da fruta. Ela também ajuda na prevenção de diversas doenças crônicas, protege o sistema imunológico e reduz radicais livres.

Ingredientes para água: como deixá-la mais saudável e atrativa?

Combinações entre os ingredientes para água podem ser boas opções para a sua saúde. Foto: Unsplash/ Kaizen Nguyễn

Qual o melhor horário para se hidratar e quais os riscos da desidratação?

Sobre o horário ideal para tomar a água, “é aconselhado que a pessoa vá consumindo ao longo de todo o dia, assim como a água normal, pois a capacidade de hidratação é maior comparada com alguém que toma uma grande quantidade poucas vezes ao dia”, comenta Gabriella.

A desidratação, nos casos dos atletas, pode representar dificuldade na circulação sanguínea, refletindo na pressão arterial, o que prejudica o desempenho e causa riscos para a saúde. Não se hidratar corretamente aumenta a temperatura corporal e acentua o estresse do exercício.

+ Teste sua velocidade na sua próxima corrida!

Os principais sinais e sintomas da desidratação são câimbras, fadiga, sede, pele avermelhada, intolerância ao calor, tontura e redução de produção de urina. Em casos mais graves de desidratação, pode ocorrer: visão fosca, pele ressecada, delírio, espasmos musculares, desmaios, convulsões, choque térmico e coma, podendo inclusive evoluir para óbito.

“Por isso, é importante se hidratar na quantidade e da maneira correta e realizar checkup regularmente”, completa a nutricionista.

Comentários

Tags:, , , , , , , , ,
Leonardo Boscolo
Apaixonado por esportes e jornalista, vejo na corrida um mundo de realizações pessoais e oportunidades.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade