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Que tal investir nos rolos de alongamento?

Aquela dor muscular que vem sem avisar, pode ser um alerta de que falta algum alongamento, a má postura se instalou ou que as tensões do dia a dia estão se acumulando e causando incômodo. Para isso, muitas vezes vale a pena investir em um rolo de liberação miofascial, que pode ser usado a qualquer hora do dia em casa ou até mesmo no trabalho.

Também conhecido como rolo de alongamento, eles servem para soltar e relaxar a camada superficial da musculatura, auxiliando na recuperação muscular, facilitando o alongamento e melhorando possíveis dores pós treino.

Pode ser usado antes ou depois, independente do objetivo Foto: Givens87/Fotolia

Ele pode ser usado antes ou depois, independente do objetivo Foto: Givens87/Fotolia

A professora da Bio Ritmo, Carolina Santos, diz que no geral não existem contraindicações. “Pode ser usado antes ou depois, independente do objetivo, mas não exagere, alternar os dias é melhor. A busca por um profissional continua sempre sendo o melhor caminho”.

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Os rolos específicos são pequenos, de aproximadamente 30cm, com material rígido, normalmente EVA e plástico. As partes mais comuns para serem utilizadas são nas costas (principalmente lombar), glúteos, posterior de coxa, panturrilha, quadríceps, adutores, abdutores (laterais da perna) e lateral do tronco.

“O rolinho é o preferido dos corredores por auxiliar no recovery pós treino, soltando a musculatura, diminuindo a concentração de ácido lático e ajudando no alongamento. Isso faz com que a dor muscular seja bem menor. Escolha um rolo específico, não para pilates”, diz Carolina.

Os rolos específicos são pequenos, de aproximadamente 30cm, com material rígido, normalmente EVA e plástico Foto: Korobula/Fotolia

Os rolos específicos são pequenos, de aproximadamente 30cm, com material rígido, normalmente EVA e plástico Foto: Korobula/Fotolia

Vale sempre lembrar que mesmo que pareça algo simples, há movimentos e posições que são contra indicadas para algumas pessoas, por conta de suas limitações, patologias e até mesmo objetivos. “É sempre importante que os movimentos sejam indicados por um profissional de educação física ou fisioterapeuta”.

 

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Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
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