
Ser iniciante na modalidade, estar voltando de lesão, não ter segurança ao correr, ter medo de se lesionar, tudo pode estar afetando seu desempenho na corrida. Aquela história de que a mudança vem de dentro para fora é mais verdade do que você imagina, não adianta ter o melhor treino, se não souber gerir suas emoções.
Nós conversamos com a psicóloga Marilene Kehdi, que explicou essa relação e como o treinamento psicológico pode mudar a performance no esporte.
“O estado mental e psicológico, as preocupações, a ansiedade generalizada, os pensamentos, influenciam diretamente o desempenho do atleta. Por isso a melhora da performance no esporte deve ser um processo “de dentro para fora”, as questões internas favorecem ou desfavorecem o atleta, estar bem internamente, é fundamental para a performance, a técnica, o treino e o momento da competição”, afirma a especialista.
Além de treinar fisicamente, o corredor precisa se preparar psicologicamente para encarar os desafios que a corrida apresenta, corpo e mente devem estar sintonizados para que o atleta apresente, de fato, o seu melhor. Nem todo mundo consegue identificar isso sozinho, é aí que o acompanhamento de um psicólogo pode fazer a diferença e servir como um verdadeiro treinamento de emoções.
Inscreva-se para 1ª Maratona de Sorocaba Novembro Azul
“O suporte psicológico é fundamental na vida de um atleta, por quatro motivos: primeiro irá fazer com que o atleta se mantenha equilibrado e estruturado; segundo irá ajudá-lo a lidar com as frustrações, possíveis maus resultados nas competições e com o esgotamento emocional e a tensão. Além de incentivá-lo a reconhecer seus potenciais e limites. E por último, ensinando-o a alimentar a autoconfiança e motivação”, explica a psicóloga.
Aprender a gerir as emoções, tanto nos momentos bons, quanto ruins é a chave para melhorar o desempenho e superar os obstáculos que a modalidade traz. Para Marilene, o segredo é o conjunto. “O mais importante é que o corredor liberte-se de qualquer pensamento derrotista e limitante, confie no seu potencial, se empenhe, treine com um bom profissional, mantenha o foco nos seus objetivos, faça exames físicos periódicos, tenha acompanhamento psicológico e aprenda a controlar suas emoções”.
Não basta ser forte só por fora se não acredita em si mesmo , um atleta de sucesso é capaz de encontrar o equilíbrio entre o excesso de confiança e o medo de fazer algo. “Sinta orgulho de ser um corredor, faça por onde e seja exemplo e referência”, incentiva a especialista.