Jogos de Berlim marcam fracasso de Hitler

Em 1936 a Olimpíada foi realizada na cidade de Berlim, Alemanha, em plena época de domínio do imperador nazista Adolf Hitler, que fracassou na tentativa de usar a competição para promover a raça ariana. O grande destaque, no entanto, foi o afro-americano Jesse Owens, que disputava provas de velocidade e salto em distância e conquistou quatro medalhas de ouro.

Durante a prova de salto, seu rival alemão Luz Long já havia feito sua prova e não tinha mais chances de vencer, então cochichou para o adversário uma estratégia para que ele pudesse passar às finais. No início dos jogos Hitler acompanhava das Tribunas as provas e no momento da premiação fazia questão de não cumprimentar os atletas negros.

Essa edição marcou a introdução do revezamento da tocha olímpica, que foi acesa na cidade de Olympia, sede dos Jogos antigos e levada até Berlim, no local das competições. O ano de 1936 marcou também a primeira edição a ser transmitida pela televisão, já que 25 televisores grandes foram espalhados pela cidade para que o povo pudesse acompanhar as disputas.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts