Kilian Jornet e os princípios do treinamento físico (PARTE 1)

Você corre em trilhas?
Conhece o atleta Kilian Jornet?
Conhece os princípios do treinamento?

Foto: Red Bull
Além de ultramaratonista ele escala montanhas e esquia Foto: Red Bull

Nascido em 1987, o catalão Kilian Jornet Burgada é, atualmente, o melhor e mais famoso corredor de montanhas do mundo. Os feitos deste atleta são incontáveis e inacreditáveis: recentemente subiu o monte Everest sem oxigênio, uma conquista para poucos. Por estas e outras, que várias pessoas ao iniciarem no mundo das corridas trail, tem este atleta como referência, afinal são recordes quebrados, conquistas e mais conquistas, performances absurdas. Mas o que a vida deste exímio corredor pode ensinar sobre o treinamento físico?

Qualquer profissional de educação física deve saber na ponta da língua estes princípios, afinal são baseados nestas premissas que o treinamento deve ser planejado. O objetivo deste texto é passar um pouco de conhecimento teórico sobre o treinamento físico, através da vida de um dos maiores corredores do mundo.

Participe da Brasil Ride 2017. Clique aqui e inscreva-se!

Princípio da individualidade biológica

Cada ser humano é único. Cada um possui uma estrutura física e psíquica única e, é por isso que o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedece as características e necessidades de cada indivíduo. Neste sentido, um verdadeiro campeão deve nascer geneticamente apto para um determinado esporte e obter a orientação correta, o mais cedo possível.

Kilian Jornet é filho de Eduard Jornet, um guia de montanha e guarda de refúgio nos Pirineus, a mais de 2 km de altitude. Sua mãe, Núria, é professora de esportes de montanha e seu tio é escalador. Com três anos de idade já tinha ido junto com seus pais a mais de 3 km de altitude. Aos cinco, chegou ao cume dos Pirineus. Nota-se que desde a mais tenra idade ele já foi super estimulado, suas brincadeiras eram correr e esquiar pelas montanhas de neve. Este atleta não é um acaso, ele não tem “sorte”, não é um “dom”. Ele nasceu no local correto, com os pais certos e teve o estimulo necessário para se desenvolver;

Foto: Corredores Anonimos
O atleta participa de diversas provas trail ao redor do mundo Foto: Corredores Anonimos

O Princípio da adaptação

Muitos mais que um dos princípios do treinamento, um princípio da natureza. O próprio homem evoluiu ao longo da história pela sua capacidade de adaptação. Pensando no treinamento, podemos dizer que os estímulos que tiram a nossa homeostase (equilíbrio), provocam algum tipo de adaptação. O corpo humano é fantástico, tanto é que boa parte dos corredores inicialmente mal conseguem sair do sofá e, com o tempo e treinamento adequado, correm maratonas e ultramaratonas. Agora imagine a adaptação articular, muscular e respiratória que Kilian foi exposto desde muito cedo. Nascer, viver e brincar a mais de 2.000 m de altitude. Com 13 anos já treinava em uma equipe de esqui alpino. Mais uma vez, vemos o quão foi superestimulado pela família e pelas vivências que teve.

Continue acompanhando esta coluna para ver a segunda, e última, parte desse texto e compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cristiano Fetter

Cristiano Fetter

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS
Sócio Ultra Funcional Place
Founder Raiz Trail

Ver todos os posts