Kilian Jornet e os princípios do treinamento físico (parte 2)

Você corre em trilhas?
Conhece o atleta Kilian Jornet?
Conhece os princípios do treinamento?
Essas foram as perguntas que fiz na parte 1 deste texto. Hoje vamos continuar falando um pouco mais sobre os princípios do treinamento e entendendo como este fenomenal atleta se desenvolveu. Lembrando que o objetivo deste texto é passar um pouco de conhecimento da teoria do treinamento físico, contada através da vida de um dos maiores corredores do mundo.

Foto: Kilian Jornet/Facebook
Kilian gosta de desafiar a si mesmo nas corridas, diz não querer competir com adversários Foto: Kilian Jornet/Facebook

O Princípio da sobrecarga

Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há a recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase (equilíbrio). Como vimos no texto anterior, após a aplicação de um estímulo, nosso corpo gera uma adaptação, criando assim, um nível superior de equilíbrio. Neste principio, observamos que quando nosso corpo atinge uma certa zona de conforto, é hora de lançar um estímulo ainda maior.

No caso de Kilian Jornet, seus limites beiram a insanidade. Em alguns vídeos ele mesmo fala que não quer mais competir contra adversários (que na verdade são seus amigos), ele quer desfrutar do desafio pessoal de ganhar de si mesmo. Pensando nisso criou o projeto chamado “summits of my life” (cumes da minha vida), neste desafio ele tem como objetivo é bater o recorde de subida e descida de grandes montanhas. O último feito, foi realizar a subida até o cume do Everest, 2 vezes em apenas uma semana, sem oxigênio nem apoio externo.

Participe da Toughman Brasil. Clique aqui e inscreva-se!

O princípio da variabilidade
Este princípio também é denominado como princípio da generalidade, focado no desenvolvimento global do atleta. Quanto maior for a diversidade dos estímulos, desde que estes fiquem em conformidade com a atividade final, maiores serão as possibilidades de performance e resultados. Talvez o grande diferencial do atleta catalão seja isso. Kilian divide o seu ano em treinamento e competições de ski no inverno, corrida de montanha durante o verão, além de praticar escalada e ciclismo nas horas vagas.

Foto: Kilian Jornet/Facebook
O corredor já participou de provas ao redor do mundo Foto: Kilian Jornet/Facebook

O Princípio da especificidade

Quanto mais específica for sua preparação para o esporte fim, mais chances você tem de ter um bom desempenho. Talvez, este seja o norteador de toda a preparação física. É observando a especificidade do esporte que o técnico monta o planejamento do treinamento. Kilian neste sentido, mudou-se para Noruega e mora ao lado de grandes montanhas, com diversas possibilidades de treinamento.

O princípio da continuidade

Está intimamente ligado a uma boa periodização de treinamento, bem como o respeito ao princípio da adaptação e sobrecarga, isso porque a continuidade do treinamento se dá quando não há grandes lesões, ou grandes paradas. Kilian, com o passar dos anos, desenvolveu a paixão pelas montanhas. Evoluiu um contato íntimo consigo mesmo, pessoas próximas, dizem que ele respeita demais o seu próprio corpo e os períodos de recuperação necessários, entre uma corrida e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cristiano Fetter

Cristiano Fetter

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS
Sócio Ultra Funcional Place
Founder Raiz Trail

Ver todos os posts