Kipchoge quebra barreira dos 27min nos 10Km

O queniano Eliud Kipchoge tornou-se ontem o primeiro homem da história a correr a distância dos 10Km sub 27 minutos. O feito foi estabelecido na San Silvestre Vallecana, em Madri, na Espanha, quando cravou a marca de 26min54. O melhor tempo para a distância até então pertencia ao etíope Haile Gebrselassie (27min02).

No entanto, a performance de Kipchoge não figurará entre os recordes mundiais oficializados pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Já que o atleta foi beneficiado pelo percurso que possui um desnível maior que o permitido pelas regras da IAAF.

Em San Silvestre Vallecana, a largada se dá nos 705 metros de altitude e seu ponto mais baixo fica no quilômetro 8 (610 metros), para depois finalizar nos 650 metros de altitude.

Os tempos obtidos na competição deixa claro a rapidez do percurso, já que o segundo colocado, Zersenay Tadesse, da Eritréia, cravou o mesmo tempo do campeão. O australiano Craig Mottram foi o terceiro colocado com 27mim39.

No feminino Jelena Prokopcuka, da Letônia, atual campeã da Maratona de Nova York foi a vencedora com o tempo de 31min27.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts