• tênis - Dicas para lacear os tênis e não sofrer na hora da corrida

Dicas para lacear os tênis e não sofrer na hora da corrida

A compra de um tênis de corrida novo, em um primeiro momento, significa apenas alegria e nenhuma dor de cabeça. No entanto, quando é um modelo novo ou uma forma diferente, em que costumam apertar os pés mais que o normal, preocupações e incômodos podem surgir. Para que o atrito excessivo nos dedos não atrapalhe seu rendimento na corrida, vamos tentar ajudar a lacear os tênis e fugir desse desconforto.

Além de não ser nada confortável treinar ou participar de uma prova com um tênis apertado, eles geram atrito no dorso dos dedos, se tornando perigosos, pois podem causar bolhas, calos e até deformidade nos dedo. Em alguns casos, essas condições podem se tornar severas e piorar a pressão sobre os pés, causando até furos no tênis.

+ Encontre seu próximo desafio aqui!

Para resolver esse problema, Ana Paula Simões, professora mestre em medicina, ortopedia e traumatologia, dá dicas de como lacear o tênis e se livrar desse problema.

Dicas para lacear os tênis e não sofrer na hora da corrida - Foto: Adobe Stock

Como lacear os tênis?

Use uma ferramenta apropriada para alongar o cabedal

Existem alguns tipos de alargadores específicos que servem para lacear o cabedal. Eles podem ser sólidos (devem ser colocados dentro do tênis) ou líquidos (existem alguns produtos que podem ser aplicados e serem usados para essa finalidade).

Use meias grossas

Coloque mais de uma meia, ou então aquele par mais grosso que está na gaveta e então calce os tênis. Isso faz com que o material se estique e laceie com o formato do seu pé. Para ajudar, você pode utilizar um secador de cabelo e direcionar o fluxo de ar quente para os seus pés.

Isso ajudará a suavizar e flexibilizar o material, permitindo que ele se estique e dilate até a espessura de suas meias. Quando você usar meias de corrida novamente, notará a diferença.

Congele com água

“Encha sacos de armazenamento seláveis ​​com água e coloque-os nos tênis. Depois, coloque seus sapatos no congelador. Quando a água congelar completamente, retire os sapatos e deixe a água descongelar. Em seguida, retire os sacos”. Ana explica que a água se expande à medida que congela e expandirá o tênis no processo, para uma pequena margem de movimento extra ao redor da área dos dedos.

Jornal molhado

Em um método muito parecido com o do saco de água, muitas pessoas usam jornal molhado para esticar os cabedais dos tênis. “Basta amassar um pouco de jornal, colocar no tênis e borrifa-lo com água ou o líquido de expandir tênis. Deixe descansar durante a noite. De manhã, remova o papel e você verá mais espaço no seu calçado”, explica Ana..

Hora da compra

Outra dica que pode ajudar é comprar os tênis à noite. Os pés tendem a inchar no final do dia, principalmente quem trabalha em pé ou faz muita caminhada. Isso sem falar que algumas pessoas incham os pés durante o próprio treino.

Tipo do pé e pisada

Seu tipo de pisada influencia no tipo de tênis que você compra. Com uma pisada pronada ou supinada, existem modelos de tênis específicos para você. Mas, se sua anatomia é diferenciada, onde seu dedão é maior que os outros dedos e mais largo, infelizmente existe uma tendência anatômica de haver mais pressão nessa região. Nesses casos, o aconselhado é procurar de ajuda médica e fisioterapia indicada para cada caso.

Tipo de tênis

O material do cabedal influencia no conforto e adaptabilidade com o tênis. Hoje, no mercado dos tênis de corrida os mais famosos são os modelos que tem o cabedal em tecido (mesh, knit, entre outros), porém, outros materiais também são usados. O importante é se adaptar e não sentir nenhum incômodo.

Além do cabedal, o sistema de amarração também pode influenciar no conforto. O ideal é sentir que o pé está firme dentro do tênis, mas que não aperta e nem machuca. Alguns modelos estão sendo desenvolvidos sem o uso de cadarços, proporcionando um encaixe perfeito. Já para quem não abre mão de amarrar os tênis, alguns modelos utilizam cadarços leves e quase imperceptíveis.

+ A W21K 2019 vem aí para agitar as mulheres de São Paulo!

Na hora da compra, uma dica para ver se seu pé vai ficar confortável no tênis é tirar a palmilha e colocar seu pé apoiado no chão sobre a mesma. Se seus dedos ficarem para fora ou exatamente na linha, quer dizer que o tênis está apertado.

Comentários

Tags:, , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade